Notícia

Geral

Defesa Civil orienta cuidados preventivos

Postada 19/12/2018



A força do vento e da chuva, na tarde de segunda-feira, deixou a comunidade em alerta para os estragos. Em Ijuí, a Defesa Civil atendeu a dois chamados de destelhamento. No entanto, o evento climático resultou na queda de muitos galhos, inclusive na ERS-155, entre Ijuí e o Chorão.
"O tempo estava feio, abafado, desde a tarde, dando sinais de que poderiam ocorrer ventos fortes e granizos, mas em Ijuí, não tivemos tantos efeitos. Tivemos dois destelhamentos no bairro Pindorama. O que mais chamou atenção foram árvores, com muitas quedas, também de galhos, como no pátio da prefeitura e na Rua 14 de Julho", relata a coordenadora da Defesa Civil de Ijuí, Sandra Martins.
Quando esse tipo de situação acontece, a orientação é de que a comunidade procure um local seguro para se abrigar, evite ficar na rua e redobre a atenção nas vias e rodovias, reduzindo a velocidade. "Tem que ter mais atenção. No momento de ventos fortes, não fique embaixo das árvores, porque é perigoso, assim como os carros não devem ficar estacionados", aconselha Sandra. "Nos cobram se não foi prevista a queda de galho, mas a natureza trabalha do jeito dela, e nos surpreende também."
O Verão começa oficialmente nesta sexta-feira, e vai até 20 de março, exigindo maior atenção para as chuvas. "Sempre o clima trabalha assim. No RS temos as estações em que precisamos nos prevenir, porque nesta época devemos estar sempre atentos", acrescenta Sandra.
A estação terá influência do fenômeno oceânico-atmosférico El Niño que se efetiva até o fim deste ano e o começo do próximo. O El Niño será de fraco a moderado e terá curta duração.
"É preciso investir na prevenção. Como sempre, vem chuvas intensas, pedimos às pessoas que limpem as calhas, para que não aconteçam alagamentos, limpem as calhas, não deixando a sujeira acumular. Vários alagamentos acontecem nas casas em função da falta de manutenção", orienta.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por