Notícia

Saúde

Equipes verificam carteiras de vacinação

Postada 14/12/2018



Equipes de saúde foram às ruas, ontem, para realizar um trabalho de monitoramento rápido de cobertura vacinal, contra o sarampo e a poliomielite. Conforme explica a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Salester Ruver, em agosto foi realizada uma campanha com foco nestas duas imunizações. E sempre depois de uma campanha, é realizada a avaliação vacinal das crianças.
“Ontem, estivemos com 15 equipes distribuídas pelo município, visitando casa a casa, a fim de verificar a carteira de vacinação das crianças. Nosso objetivo era chegar a 400 crianças, de 6 meses a menores de 5 anos, para vacina contra a pólio; e crianças de 1 ano a menores de 5 anos para vacina contra o sarampo”, explicou Salester, lembrando que no momento da visita, a equipe verificou se havia alguma vacina atrasada e já orientou os pais ou responsáveis a procurar o posto de saúde de referência.
Se para as crianças a cobertura vacinal é satisfatória, para os adolescentes a cobertura vacinal é baixa, conforme dados do primeiro e segundo quadrimestres. “Para o HPV, temos uma cobertura de 32% na segunda etapa, quando o ideal seria 90%. Para a primeira dose da vacina, fomos até as escolas e vacinamos todos. Mas a recomendação, para a segunda, é que os adolescentes procurassem as salas. O que não aconteceu. Não sabemos se por esquecimento, falta de tempo, dificuldade de horário ou de acesso às salas. Mas oferecemos diversas oportunidades”, explica a coordenadora, lembrando que os pais devem manter a atenção também na adolescência. “Nós percebemos que, com crianças de até um ano, os pais vêm regularmente na sala de vacina. Mas a partir daí, torna-se mais difícil.”
Para quem pretende viajar para uma área de risco, nas férias, a orientação é que a vacina contra a febre amarela seja feita. As doses estão disponíveis todas as quintas-feiras, nas salas de vacinas do Município.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por