Notícia

Educação

Secretário de Educação faz balanço de ações em Ijuí

Postada 14/12/2018



O salão de festas da Afucotri foi sede, ontem, de um encontro envolvendo diretores e vice-diretores de escolas da região de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). O momento foi de reflexão acerca das ações realizadas durante a gestão, e contou com a presença do secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer.
“Foi um momento festivo, de encerramento das atividades de 2018, com a presença dos diretores e vices que administram as 62 escolas da região de abrangência. E ficamos feliz de poder contar com a presença do secretário estadual, que nos prestigiou muito nestes quase 20 meses que esteve à frente da pasta. É a sexta vez que ele vem a Ijuí e isso é motivo de valorização à nossa Coordenadoria, não tão próxima da Capital, mas muito importante no contexto da educação do Estado”, destacou o titular da 36ª CRE, Cláudio de Souza.
Ao lado do secretário estadual, Cláudio fez primeiramente a entrega de uma revista aos convidados, que traz registros do que foi trabalhado nos últimos quatro anos, tanto pela Coordenadoria, quanto pela gestão das escolas. 
Em contato com o Grupo JM, o secretário estadual de Educação destacou que uma das marcas da sua gestão foi a aproximação com as escolas e os diretores. Elogiou a atuação da 36ª CRE e lembrou que a região foi uma das mais contempladas com obras. Neste quatro anos, R$ 10 milhões  foram direcionados a 39 escolas, em dez dos doze municípios da regional. 
Krummenauer afirmou que um dos trabalhos mais importantes na área de educação do Estado foi a construção do Referencial Curricular Gaúcho, homologado nesta semana pelo Conselho Estadual de Educação e pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme). O documento, elaborado em regime de colaboração entre a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e o Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), será o norteador dos currículos das escolas gaúchas a partir de 2019.
“No ano passado, foi aprovada a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental e Educação Infantil, a partir de onde se construiu o Referencial Curricular Gaúcho, base para construção dos currículos de todas as escolas em 2019, com implementação em 2020. Já tivemos aprovada a BNCC do Ensino Médio, sendo que o referencial será construído no próximo ano e, espero, com a participação de todos novamente. Até 2021, 2022, teremos currículos mais atraentes neste etapa de ensino”, destacou o secretário.
Durante a conversa, Krummenauer  afirmou que a distorção idade-série é um dos desafios dos RS e voltou a defender o uso da tecnologia em sala de aula, já que o aluno, hoje, é digital. Ele citou o êxito do aplicativo Cortex, implantado pela Secretaria Estadual em 15 escolas como projeto-piloto – incluindo o Colégio Tiradentes de Ijuí. Trata-se de um sistema que informatiza dados e auxilia alunos, pais de estudantes, professores e diretores. “Discutimos com o governador eleito, Eduardo Leite, para que projetos como este tenham sequência e sejam ampliados. Não se trata de bandeira partidária, mas de um projeto em favor do aluno”, destacou.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por