Notícia

Comunidade

Oficina ensina construção de hortas suspensas

Postada 06/12/2018



Moradores do São José participaram de uma oficina sobre hortas suspensas, ministrada pelo ambientalista Obirajá Gehm, ontem à tarde, na sede social do bairro. A ação foi contratada pela Acordar, empresa que presta serviço à Corsan.
"Estou realizando um trabalho com 16 senhoras para criar hortas suspensas, uma atividade sustentável, utilizando garrafas pet. Ensinei toda a técnica, e cada pessoa irá levar dez vasos, com as plantas, e o pallet, onde ficarão suspensos esses vasos", relata Gehm.
Ele acentua que todo o material utilizado na oficina é sustentável, inclusive a terra, que é orgânica. "Levo as folhas do bairro Modelo à minha propriedade rural, transformo em adubo e retornam à comunidade."
São vasos semi-hidropônicos, e são utilizadas duas garrafas pet. Na parte debaixo fica o reservatório de água, que sobe até a terra por um barbante, por meio da capilaridade. "É um reservatório em que vai mais ou menos um litro de água, o pernilongo não tem acesso, porque fica totalmente vedado, e dura em torno de 15 dias", explica o ambientalista.
A oficina foi solicitada a Gehm pela própria empresa, em função dos trabalhos que ele realiza junto à comunidade de Ijuí, sempre voltados à sustentabilidade e promoção da conscientização ambiental.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por