Notícia

Polícia

Falta de efetivo prejudica atendimento à mulher

Postada 28/11/2018



Ontem, o presidente Michel Temer lançou o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Doméstica contra mulher. A iniciativa ocorre na semana de enfrentamento da violência contra mulher.
Em discurso, Temer afirmou que o enfrentamento a este tipo de violência é um desafio. "Afinal, a violência contra a mulher não conhece estrato social, não conhece idade e não conhece região do País. Às vezes, as pessoas pensam que só entre os bairros pobres é que pode acontecer, não é isso não", disse.
Para o delegado regional e responsável pela Delegacia Especializada ao Atendimento à Mulher (Deam) de Ijuí, Ricardo Miron, toda política aplicada para combater a violência de gênero sempre traz bons resultados para auxiliar no enfrentamento da violência doméstica. "Tanto que os índices de crimes contra a vida tem caído bastante, não somente nesta região, mas em todo Estado", disse.
Mas além dos planos e políticas propostos pelos governos, o enfrentamento à violência contra as mulheres passa pelo investimento em infraestrutura e de efetivo. E o número de policiais, segundo Miron, é o principal o problema   enfrentado atualmente na Delegacia da Mulher de Ijuí. "A dificuldade que temos na Deam de efetivar a devida instrução dos procedimentos e demais diligências afetas à violência doméstica é pela falta de policiais", salienta o delegado.
Para Miron, a efetivação das políticas de enfrentamento passa pela possibilidade ou condição das Delegacias Especializadas em dar o devido atendimento eficiente e de qualidade para as vítimas.
Em Ijuí, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado, de janeiro a outubro deste ano, 14 mulheres foram vítimas de estupro, 183 sofreram lesão e 320 ameaças. 
E para atender a demanda, a Delegacia da Mulher dispõem de três servidoras lotadas e um delegado substituto. "O ideal seria, para atender o volume de serviços existentes, o dobro de policiais, ou seja, no mínimo seis servidoras policiais", finaliza Miron.  


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por