Notícia

Educação

Matrículas e rematrículas: Primeira fase finaliza no domingo na rede estadual

Postada 23/11/2018



A primeira etapa do processo de matrículas na rede estadual de ensino encerra-se no próximo domingo. Conforme explica o titular da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Cláudio de Souza, esta fase concentra duas partes, iniciando pelas rematrículas.
“Para aqueles alunos que têm 75% de frequência, as rematrículas são automáticas. Porém, para os estudantes com percentual inferior, os pais ou responsáveis serão chamados a comparecer nas escolas para refazer a matrícula”, destacou Cláudio.
Esta fase também concentra inscrições para os alunos que vão ingressar no 1º Ano do Ensino Fundamental, 1º Ano do Ensino Médio, cursos profissionalizantes e Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koehler. Para estes, as inscrições devem ser realizadas pelo portal da Secretaria Estadual de Educação, educação.rs.gov.br. “A partir do dia 28 de dezembro, também pelo site, os pais poderão verificar as escolas designadas para estes alunos”, comenta o coordenador.
As matrículas estão marcadas para os dias 2 a 18 de janeiro. Neste momento, os pais precisarão comparecer nas escolas, com a documentação necessária.
Transferências poderão ser feitas de 7 a 18 de janeiro, para ingresso de alunos no 2º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, 2º ao 3º Ano do Ensino Médio. Após esta data, sai a designação das escolas e eles poderão efetivar a matrícula a partir de 28 de janeiro. “A expectativa que temos é que vamos aumentar o número de alunos na rede estadual. Hoje, temos cerca de 17 mil”, afirmou Cláudio, lembrando que haverá vagas para todos os alunos, em todas as etapas da educação básica.
O coordenador diz que recebeu com alegria a notícia que o Ministério da Educação (MEC) homologou as diretrizes que permitem 30% do Ensino Médio a distância. Dez escolas da regional serão as primeiras a implementar o novo Ensino Médio em 2019, com execução em 2020. A CRE aguarda a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para dar encaminhamento ao novo EM. “Lembrando que, até 2022, todas as escolas deverão implantar essa nova metodologia, nas três redes de ensino”, disse.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por