Notícia

Educação

Estudantes socializam pesquisas na Escola 25 de Julho

Postada 16/11/2018



Nesta semana, alunos do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual 25 de Julho estiveram apresentando as pesquisas realizadas ao longo deste ano. De acordo com a diretora, Maria Cleni Adams Holz, no primeiro semestre os estudantes se dividiram em grupos e elaboraram seus projetos de pesquisa, a partir de um tema de interesse. Os projetos foram, então, apresentados e qualificados. No segundo semestre, foi realizada a pesquisa e socialização às turmas e à banca de professores. 
“Todos os trabalhos desenvolvidos na escola, hoje, acontecem dentro da proposta pedagógica, que desde 2012 contempla a pesquisa como princípio educativo. Esta proposta possibilita a interdisciplinariedade”, destaca a diretora, lembrando que atualmente há 32 turmas de Ensino Médio, distribuídas no noturno e diurno, nas modalidades de matrícula anual, por disciplina e Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Temos a pesquisa acontecendo em turmas de educação profissional, nos cursos técnicos de Mecânica, Informática, Móveis e Eletrotécnica. Neste ano, nosso tema gerador é ‘Conhecimento e Qualidade de Vida’”, completa.
O objetivo da atividade é desenvolver a metodologia de pesquisa, partindo da elaboração do projeto, passando pela qualificação com sugestões e apontamentos dos professores, até a apresentação. “No 1º Ano, os alunos desenvolvem os projetos, que podem ou não ter sequência no 2º Ano, a partir de um novo foco. No 3º Ano, os alunos já elaboram artigos sobre o trabalho desenvolvido.”
A atividade permite a pesquisa, a leitura, a construção de conhecimento, a escrita, o desenvolvimento da oralidade e da postura, como lembra a diretora. “Isso permite que o aluno tenha, no momento em que sai da escola, uma postura de qualidade e uma oralidade desenvolvida, podendo continuar seu trabalho no mercado ou na universidade”, destaca Maria Cleni. 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por