Notícia

Educação

Escolas são escolhidas para implantar mudanças

Postada 16/11/2018



Em reunião realizada nesta semana, a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) deu o primeiro passo para implantação do Novo Ensino Médio. De acordo com o titular da 36ª CRE, Cláudio de Souza, foi estabelecido pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) que 300 escolas do Rio Grande do Sul iniciarão o trabalho de implantação em 2019. Cada Coordenadoria Regional teve dez escolas escolhidas.
“Estes educandários vão receber recursos do Governo Federal, aproximadamente R$ 20 mil, para fazer todo o trabalho de preparação e formação continuada dos professores para implantação da nova proposta”, destacou Cláudio.
De Ijuí, foram escolhidos o Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente  Koehler, a Escola Estadual Emil Glitz e a Escola Estadual Antônio Padilha. Da região, a Escola Poncho Verde, de Panambi; Colégio Antônio Mastella, de Jóia; Colégio José Lange, de Augusto Pestana; Escola Comendador Soares de Barros, de Ajuricaba; Escola Anchietta, de Chiapetta; Colégio Estadual de Catuípe e Escola Agostinha Dill, de Condor. “Até 2022, todas as escolas do Estado terão que implantar o Novo Ensino Médio. Nestas, escolhidas, a preparação ocorrerá em 2019 e a implantação em 2020", aponta Cláudio.
Em contato com o Grupo JM, o coordenador destacou que está sendo finalizada a etapa de construção do Referencial Curricular Gaúcho. O Estado sai na frente, segundo ele, depois da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. “Neste referencial vai estar exposto todo o diferencial, que tem muito a ver com a regionalização e com as características do Estado. Esse foi um trabalho realizado pelas redes estadual, municipal e particular e que vai nortear o trabalho dos professores.  Há muito tempo esperávamos por este movimento. Como nossos alunos transitam de uma rede para outra, sempre era necessário realizar a adaptação curricular. Agora, teremos as três redes trabalhando na mesma direção”, destacou o coordenador.
Com a etapa de finalização realizada na última semana, o texto segue para gráfica, para que, ainda neste ano, todas as escolas do Rio Grande do Sul tenham acesso ao documento. “Ficará o desafio para as escolas, em 2019, construírem seus planos de estudo, com norte na BNCC e base no Referencial Curricular Gaúcho. As escolas vão elaborar seus planos conforme suas peculiaridades. Temos escolas urbanas, do campo, técnicas, de turno integral e com a Educação de Jovens e Adultos (EJA)", lembra.
As escolas terão todo o próximo ano para organizar seus planos de estudo, com execução a partir de 2020.
Matrículas e rematrículas – O titular da 36ª CRE faz um alerta aos pais que desejam inscrever seus filhos no 1º Ano do Ensino Fundamental, 1º Ano do Ensino Médio, cursos profissionalizantes e curso normal. O prazo encerra-se no dia 25 de novembro. As inscrições devem ser feitas pelo portal educacao.rs.gov.br. Paralelamente, acontecem as rematrículas: para aqueles com 75% ou mais de frequência, a matrícula é automática. Para aqueles com menos de 75%, os pais serão chamados no educandário. As transferências ocorrerão de 7 a 18 de janeiro de 2019.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por