Notícia

Educação

Mostra Infantil abre programação no Sesc

Postada 08/11/2018



O Teatro do Sesc de Ijuí ficou praticamente lotado, na tarde de ontem, para a Mostra de Filmes do 2º Festival Estudantil Curtas na Escola. Turmas de diferentes escolas agendaram a visita para conferir a exibição dos nove primeiros filmes, inscritos na Mostra Infantil. 
O Curtas na Escola, que acontece integrado à Feira do Livro de Ijuí e Feira do Livro Infantil do Sesc, terá, até a sexta-feira, a exibição de 110 filmes. Participam do festival 30 escolas estaduais da região de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), sendo 19 do município; três escolas municipais e três escolas particulares de Ijuí, além de produções da comunidade.
O público irá conferir nove filmes na Mostra Infantil, 60 na Mostra Infanto-juvenil (hoje), 35 na Mostra Juvenil e seis na Mostra Independente (amanhã).
“Esta é uma das etapas mais importantes do Curtas na Escola, especialmente para nós, do NTE, que passamos o ano todo realizando oficinas e encontros com as escolas. É um momento também importante para os alunos e professores, que vêm até o Sesc para conferir seus curtas, e também para conhecer o trabalho de outras turmas”, destacou Gilmar Fabrin, coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da 36ª CRE, realizador do Curtas na Escola, que é promovido pelo Jornal da Manhã.
Segundo o professor do NTE, Adriano Ricardo Ceretta, entre 600 e 700 pessoas devem passar pelo Teatro do Sesc nestes três dias. Além de acompanhar os filmes, os visitantes podem conferir os cartazes e capas de DVDs, produzidos para divulgação dos curtas. 
Expectativa – A professora Raquel Bortoli esteve ontem no Teatro do Sesc, acompanhando seus alunos na Mostra de Filmes. Ela esteve envolvida no Curtas na Escola ao lado da colega, Luana Moresco, que também atua na Escola Estadual de Ensino Fundamental Ijuí, o Ijuizinho. Com os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental, elas vinham desenvolvendo um projeto sobre borboletas, que acabou resultando em um curta posteriormente. “Utilizamos da técnica stop motion para produzir o filme ‘As borboletas’, que foi visto pelos alunos, pela primeira vez, ontem. Eles construíram os cenários, os personagens e também gravaram os áudios”, comenta a educadora. Raquel já está movimentando a escola, e os pais, para votação popular, que acontecerá de 14 a 20 de novembro. A premiação está marcada para o dia 30 de novembro, no Salão de Atos da Unijuí. O Curtas na Escola conta com patrocínio de Óptica Wolff, Unimed, Senac e Sicredi, apoio de Unijuí e Sesc.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por