Notícia

Saúde

Samu participa de treinamento

Postada 06/11/2018



Teve início ontem, na Escola de Ensino Médio Otávio Caruso Brochado da Rocha (Ciep), uma capacitação para os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Com carga horária de 200 horas, a qualificação se estenderá até maio de 2019 para os profissionais que atuam na 17ª e 9ª Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS).
Segundo o coordenador da Rede de Urgência e Emergência (RUE), enfermeiro Edgar Moi, Ijuí é a segunda regional do Estado a receber a capacitação, que teve início no ano passado, em São Leopoldo. “Nesta primeira qualificação, quatro profissionais de Ijuí fizeram parte. Foi então que a coordenadoria estadual decidiu estender a capacitação para os municípios que têm o Samu bem estruturado, como é o caso da nossa cidade. E para nós é motivo de satisfação, um reconhecimento ao trabalho que realizamos diariamente”, destacou Moi. Ao todo, onze municípios foram escolhidos para sediar as oficinas.
Das 200 horas de capacitação, 120h serão destinadas às aulas teóricas e 80h às atividades práticas. Os encontros serão realizados duas vezes por semana, com recesso na metade de dezembro a março. “No curso, os profissionais vão treinar atendimentos. Situações de como atender pacientes clínicos, traumas, infartados, com AVC, enfim, várias situações que os participantes terão contato com a parte teórica, mas também com a  parte prática. É uma forma de se atualizar sobre o que fazer, o que pode e o que não pode num atendimento”, disse. 
A descentralização do programa de capacitação, segundo o coordenador da RUE,  entra como nova norma e tem o objetivo de qualificar o serviço e dar expansão em todos municípios.
A gestão do curso fica a cargo da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí, sob a responsabilidade do próprio coordenador do serviço, com auxílio da equipe que fez o curso anteriormente: enfermeira Jane Maria Hoffmann, técnicas Luciana Vescia e Rosane Scalei, além do condutor Robinson Luiz Cavinato.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por