Notícia

Educação

Tema da redação do Enem foi relevante e atual

Postada 06/11/2018



Por meio de um grupo no WhatsApp, alunos do 3º Ano do Ensino Médio do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab) comentaram sobre o primeiro dia de prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). E os estudantes, segundo a coordenadora do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Médio, Marli Paixão, avaliaram algumas questões fáceis e outras difíceis, dentro das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; além da área de Ciências Humanas. Quanto à redação, tanto alunos quanto professores do educandário consideraram o tema relevante e atual: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.
“Embora não nestes termos, trabalhamos as mídias sociais, as fake news – ou notícias falsas, em sala de aula, e como isso impacta em áreas como saúde e política. Acredito que foi um tema acessível a todos os alunos. A avaliação dependerá, agora, dos corretores, que avaliarão a capacidade de os estudantes realizarem uma análise crítica e de realmente mostrarem conhecimento acerca do assunto”, explicou a coordenadora. 
Na redação do Enem, são avaliadas cinco competências: o domínio da norma padrão da língua escrita; a compreensão da proposta de redação e aplicação dos conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolvimento do tema; a organização e interpretação das informações; o conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação e a elaboração da proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. 
Em sala de aula, também foram trabalhados outros possíveis temas, como ética, política e eleições. De acordo com Marli, dos 30 alunos do 3º Ano, pelo menos 28 estão realizando o Enem 2018. 
A segunda etapa acontece no domingo, dia 11, quando os estudantes responderão 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática. Os portões dos locais de prova serão fechados às 13h, horário oficial de Brasília. As provas começam às 13h30, com duração de 5h neste segundo dia.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por