Notícia

Educação

Ijuiense lançará livro durante seminário

Postada 06/11/2018



Amanhã, dia 7, terá início na Unijuí o 6º Seminário Internacional de Direitos Humanos e Democracia, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade e curso de Mestrado em Direitos Humanos. Com o tema “30 anos da Constituição e a Proteção dos Direitos Humanos”, o evento seguirá até a sexta-feira, dia 9, quando acontecerá o 1º Encontro de Egressos. Será neste dia, a partir das 16h, no Centro de Eventos da Unijuí, que a ijuiense Pâmela Copetti Ghisleni lançará seu livro “Corpo(s) inquieto(s) – Os direitos sexuais no Sistema Interamericano de Direitos Humanos”.
“É um tema polêmico, mas  que precisamos nos habituar. Trabalhei 16 casos do Sistema Interamericano, que é uma importante organização que temos para concretização de direitos humanos”, explicou a autora, em entrevista ao Grupo JM, destacando que percebeu quão difícil é falar sobre o tema. 
Durante seu trabalho de pesquisa, Pâmela percebeu que as vítimas avaliadas foram consideradas, pelos governos nacionais, humanos não direitos. Cidadãos não de bem. E cita o exemplo de violações vindas do Poder Judiciário, da interpretação feita pelos Ministérios Públicos e, por vezes, ausência de uma assistência jurídica. “Em muitos países as defensorias públicas não estavam instaladas”, comentou.
Dentre os casos citados no livro, está o de Talía Gabriela Gonzales Lluy, nascida no Equador e que contraiu HIV durante uma transfusão de sangue. A menina foi expulsa de uma creche, aos 5 anos de idade, porque o diretor entendeu que ela poderia colocar em risco os demais colegas. A decisão foi confirmada pela Suprema Corte do Equador e revista pela Corte Interamericana.
No Brasil, segundo a autora, há casos de trabalho escravo, de preconceito racial e de cirurgia de redesignação sexual - um procedimento cirúrgico pelo qual as características sexuais/genitais de nascença de um indivíduo são mudadas para aquelas socialmente associadas ao gênero que ele se reconhece.
No site da Editora Fi (www.editorafi.org/462pamela) é possível fazer o download da obra. Interessados em conhecer a autora e adquirir o livro físico, podem comparecer na Unijuí, na sexta-feira.
Pâmela é mestre em Direitos Humanos (Unijuí) e membro da Comissão de Direitos Humanos da 23ª Subseção da OAB/RS.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por