Notícia

Rural

Concurso leiteiro bate recorde na Holandesa Jovem

Postada 22/10/2018



Com 79,96 quilos de leite, a vaca da Agropecuária Smaniotto, de Catuípe, foi a grande campeã do Concurso Leiteiro da Expo-Ijuí/Fenadi, na categoria vaca adulta raça Holandesa, promovido pela 29ª Feira Agropecuária e a 8ª Fenilact - Feira Nacional de Produtos Lácteos.
"É o resultado de muito trabalho, que começou dias antes do concurso, já preparando o animal", comenta o proprietário  Alessandro Bernardi. Ele comenta que já aguardava o resultado. "Trabalhamos para isso."
Já na categoria Jovem, a raça Holendesa é dona do único recorde registrado nesta edição do concurso leiteiro, com 77,09 quilos. "Para chegar a um recorde é fruto de muito trabalho, e genético, com alimentação. Hoje é uma demonstração do trabalho que fazemos na propriedade, onde nos dedicamos para chegar a uma competição e mostrar o potencial dos animais", disse o proprietário da vaca Holandesa, Israel Vongraff, de Boa Vista do Incra.
Na Raça Jersey, o casal Ângela Marasquini e Marcos Freitas, da Cabanha Gema, de Santa Rosa, venceram nas duas categorias. "É muito gratificante, porque é um trabalho de muito tempo. Ficamos contentes, inclusive a vaca que foi campeã na categoria adulta, é bicampeã na Expo, e a litragem foi muito parecida. No ano passado, 56.891 quilos e neste 56.790, mostrando que é uma vaca que tem muita capacidade de produção", comenta Ângela Marasquin, proprietária das duas vacas campeãs na Raça Jersey. Ela e o marido são da Cabanha Gema, de Santa Rosa.
Na categoria jovem, a vaca Jersey obteve 44.395 quilos, e na categoria adulta, 56.790 quilos.
Presidente da Fenilact, Gerson Garzella avalia a feira como positiva, ficando dentro das expectativas. "Temos uma avaliação muito boa. Mais um recorde que nunca foi batido aqui, que é da vaca jovem Holandesa, e nas outras categorias tivemos produções altas, apesar do calor que fez, com sol forte, acabou atrapalhando um pouco o desenvolvimento na parte da conversão alimentar dos animais, o estresse calórico acaba diminuindo o potencial de produção". Os vencedores receberam premiação de R$ 3 mil cada um.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por