Notícia

Saúde

Associação dará visibilidade ao autismo

Postada 11/10/2018



Na terça-feira à noite, no Miniauditório 3 da Unijuí, foi realizada uma assembleia geral para fundação da TEAmor – Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí. Conforme explica a presidente, Raquel Cristiane Feistel Pinto, a associação nasce a partir do movimento dos familiares, que entendem como necessária a realização de políticas públicas efetivas para os autistas no município. Também, para dar visibilidade ao autismo e garantir o acesso pelo Sistema Único de Saúde ao tratamento terapêutico singular, que deve ser realizado por uma equipe multiprofissional, capacitada em autismo. Também está entre as metas da associação trabalhar para garantir o acesso à educação nas escolas de Ijuí, a partir de um trabalho de inclusão entre os demais estudantes e professores.
A diretoria executiva da TEAmor é composta por Raquel, pelo vice-presidente Valdenei Wagner dos Santos, pela 1ª secretária Cristiane Fantinelli Freitas, pela 2ª secretária Eliane de Oliveira Friedrich, pela 1ª tesoureira Fernanda Paixão Rosa Azambuja e pela 2ª tesoureira Luana Garcia Lunardi. Integram a Coordenação de Eventos e Projetos Deizi Raquel Taborda Hoppen Padilha, Ricardo Daniel Klassen e Simoni dos Reis Klassen.
“Para a TEAmor é imprescindível que as pessoas conheçam o autismo, que não é uma deficiência, mas um transtorno, ou seja, é um modo diferente de entender, interpretar e viver. Alguns autistas podem possuir deficiência intelectual, mas isto não é consequência do autismo. Portanto, a pessoa que somente tem autismo, tem a inteligência preservada e tem capacidade de aprender e se desenvolver. Mas, para que isso ocorra, é necessário um tratamento adequado tanto com profissionais da área da saúde quanto da educação”, explica a presidente, Raquel Cristiane Feistel Pinto.
 A TEAmor ainda não possui estabelecimento próprio, mas tão logo isso ocorra, o espaço será organizado para receber os familiares e autistas do munícipio. O contato com a associação pode ser feito pelo telefone 99215-5766 ou pelo e-mail [email protected] .  


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por