Notícia

Polícia

Mediação agiliza ações de menor potencial ofensivo

Postada 19/09/2018



Atos de menor potencial ofensivo como casos de ameaças, brigas entre vizinhos e perturbação do sossego público estão sendo resolvidos com maior resolutividade em Ijuí. Desde setembro do ano passado, o município conta com o Programa Mediar, da Polícia Civil de Ijuí.
O trabalho desenvolvido pela Delegacia de Polícia de Ijuí resolveu neste primeiro ano de funcionamento mais de 50%  dos casos, sem a necessidade dos trâmites judiciais. De acordo com o delegado da 26ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Ricardo Miron, o resultado é muito positivo. "Isso acaba reduzindo o volume de serviço dos órgãos policiais e também traz uma certa agilidade no procedimento e um alento entre as partes, que têm o seu problema resolvido antes mesmo de ingressar com uma ação na Justiça”, diz.
 Miron destaca ainda que em torno de 30% dos casos que estão relacionados a uma possibilidade de mediação e que foram encaminhados para o Programa não foram resolvidos. “Outros 70% dos casos existe aquela conversa, existe o chamamento das partes para eles mesmo resolverem o problema. E na maioria dos casos tem dado bom resultado”, comenta o delegado.
Após a intermediação, os envolvidos são monitorados por 60 dias pela polícia para saber se ocorreu um novo fato que não tenha um problema resultado efetivo da mediação. Neste primeiro ano ocorreram alguns poucos casos de reincidência. “Neste caso não tem muito o que fazer em termos de mediação. Aí se faz o procedimento e se encaminha para a Justiça, por onde as coisas serão resolvidas”, afirma Miron.
O delegado diz ainda que no futuro, a perspectiva é de que a mediação seja feita em conflitos de maior envergadura, como nos casos de violência doméstica, algum tipo de estelionato ou crime patrimonial. “Mas aqui em Ijuí,  nós não temos uma estrutura muito adequada para fazer este projeto maior, por enquanto, por isso nós estamos aguardando. Aguardamos também um aporte de servidores", declara o delegado.
Com o resultado positivo em Ijuí, o Programa Mediar poderá  ser ampliado para os demais municípios de abrangência da 26ª Delegacia Regional de Polícia Civil.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por