Notícia

Geral

Município sedia debate sobre feminismo

Postada 14/09/2018



“Feminismo em debate” foi o tema do painel realizado ontem à noite, junto ao Sinpro-Noroeste, pela Emancipa Mulher – uma escola de formação feminista e antirracista, com sede em Porto Alegre. A atividade contou com as debatedoras Luciana Genro, presidente do Emancipa e idealizadora do Emancipa Mulher; Fernanda Melchionna, vereadora na Capital do Estado; Carla Zanella, coordenadora do Emancipa Mulher; e Ana Claudia Delajustine, representando as mulheres de Ijuí.
Em contato com o Grupo JM, Luciana Genro explicou que o Emancipa começou a funcionar como um cursinho popular para jovens de baixa renda. No ano passado, o escopo de atuação foi ampliado e criado o Emancipa Mulher. “Temos feito, desde o ano passado, em Porto Alegre, o curso Laudelina de Campos Melo, em homenagem à empregada doméstica que foi fundadora do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas. E esse curso ocorre ao longo do ano, sobre feminismo antirracista. Mas, para além desta capacitação permanente, passamos a realizar eventos, palestras e debates em outras cidades do RS”, explica.
O debate ocorreu em torno de questões que envolvem as mulheres, a exemplo da violência contra a mulher, o machismo e a LGBTfobia. “Há necessidade de realizarmos estes debates. As mulheres sentem falta de uma formação política mais aprofundada sobre o que é ser feminista. Existem mitos de que as feministas defendem a supremacia da mulher sobre o homem, que feministas não gostam de homens e que não podem se arrumar. Muitas não entendem que discordar do fato que homens  devem ganhar mais que mulheres, que lutar contra a violência doméstica, já é ser feminista”, reforçou. O evento foi aberto à comunidade.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por