Notícia

Geral

Eliminados mais de 30 mil depósitos de mosquito da Dengue

Postada 13/09/2018



O índice de infestação predial pelo mosquito transmissor da Dengue, Aedes aegypti, em Ijuí, é de 0,08%, considerado positivo, abaixo do que preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS) como seguro - até 1% - para que não haja surtos ou epidemias. Ainda assim, está acima do índice de 0,02% registrado no mesmo período do ano passado. 
Ao longo do ano, os agentes de combate a endemias realizam visitas bimestrais às residências e empresas. Somente no mês de agosto, foram eliminados e tratados mais de 35 mil depósitos encontrados. Cerca de 400 deles, em pontos estratégicos, receberam tratamento com larvicida, e outros 3,7 mil em residências. "Já eliminamos mais de 25 mil recipientes que serviriam como local de criadouro do mosquito", acrescenta.
Com a elevação das temperaturas, o mosquito tende a se movimentar e, com isso, aumentar esse percentual. "Depende de todos nós a manutenção neste patamar aceitável, para que não haja risco de circulação de alguma doença transmitida pelo mosquito", comenta o coordenador da Vigilância Ambiental, Rinaldo Pezzetta.
A expetctativa é de que a comunidade continue realizando o combate ao mosquito, e aqueles que ainda não aderiram, se conscientizem para importância de algumas ações. "Esperamos que a população entre na guerra contra o mosquito, eliminando criadouros, descartando de maneira correta seu lixo, mantendo sua piscina tratada o ano todo. Também, desentupindo calhas, fazendo a limpeza de bebedouros de animais, ao menos uma vez por mês. Se fizermos a revisão em nossos pátios, de 15 minutos, recolhendo material que acumule água, certamente não teremos nem Dengue, nem zika  e nem chikungnya circulando em nosso município no verão", orienta Rinaldo.
Ijuí não tem um bairro em situação mais crítica em relação ao mosquito, porque foram encontradas larvas em todos. "Nosso município é considerado infestado pelo mosquito em toda a área urbana."
Em 10 dias, a Vigilância deverá apresentar um plano de ação no combate ao Aedes à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. "Para intensificar ainda mais o trabalho que é realizado ao longo do ano", finaliza. 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por