Notícia

Educação

Alunos levam às ruas a valorização da vida

Postada 11/09/2018



Cerca de 150 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Padilha participaram, ontem pela manhã, de uma caminhada até o Colégio Estadual Modelo, parceiro na atividade. A ação teve o intuito de chamar a atenção da comunidade para o suicídio, exatamente na data que marcou o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.  Os alunos caminharam em prol da valorização da vida, com faixas, laços e balões nas cores branca e amarela, buscando alertar a população a respeito da realidade nacional e mundial.
“Realizamos essa caminhada no sentido de conscientizar nossos alunos, porque entendemos que é importante falar sobre o tema. E não apenas sobre o suicídio, que ainda é um tabu na sociedade, mas sobre os problemas que o antecedem, como a depressão, que acomete nossos jovens”, explicou a diretora Zelair Batista dos Santos.
Ela lembra a importância de se trabalhar a prevenção, especialmente entre os adolescentes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. É também a sétima causa de morte de crianças entre 10 e 14 anos de idade. 
Conforme explica a diretora, a caminhada levou para as ruas o tema “Valorização à vida”, que será trabalhado ao longo de todo o mês no educandário, por meio de palestras e reflexões. Dentro do projeto geral da escola, “Reinventando o contexto do século 21”, a cada mês é trabalhado um assunto – assim como a Matemática foi trabalhada no mês de agosto.
Ontem, após a caminhada, os alunos participaram de um debate. “Ontem foi dia de ouvi-los, também. A gente vivencia, trabalha com adolescentes diariamente, e é assustadora essa situação que envolve a depressão. Nós precisamos falar, mas também  precisamos ouvir. Problemas todos nós temos, e é nosso grande desafio passar por eles e saber superá-los”, destacou a diretora.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por