Notícia

Educação

Medida atingiria mais de 250 alunos da Unijuí

Postada 07/08/2018



A possibilidade de corte no orçamento da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) gerou polêmica na última semana e acabou sendo negada pelo Ministério da Educação (MEC) na última sexta-feira. A própria Unijuí recebeu um ofício, remetido pelo Conselho Superior da Capes, apontando corte em todas as bolsas de estudo a partir de agosto de 2019.
Mas, embora o Ministério da Educação garanta que não haverá suspensão do pagamento das bolsas, a polêmica serve de alerta. “Precisamos nos preparar, considerando que este é um dos impactos da Emenda Constitucional nº 95, que coloca um teto orçamentário para o sistema público. É importante que a comunidade entenda que este teto é necessário. A questão é que a própria emenda já indica que Saúde e Educação não podem ser afetadas. Só que isso não é possível num momento em que há replicação do orçamento de 2017 para 2018”, explicou a reitora da Unijuí, Cátia Maria Nehring.
Conforme explica a reitora, a bolsa de estudos é a possibilidade que alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado têm para continuar a desenvolver suas pesquisas. “Estes bolsistas não podem trabalhar. O trabalho deles é a pesquisa. Não podem ter carteira assinada, 13º salário ou férias. Eles têm única e exclusivamente a bolsa para se manter e desenvolver a pesquisa. Se este processo de materializar em 2019, teremos um apagão na política de formação de profissionais na área de ciência, de produção de ciência, muito grave”, afirma Cátia. 
Sem contar as bolsas aprovadas para o segundo semestre, a Unijuí possui 250 alunos pesquisadores. A reitora lembra que cortes podem impactar, por exemplo, em um projeto lançado pela Capes, neste ano, de cooperação internacional. “Isso provavelmente será abortado a partir do momento em que não tivermos verba para levarmos nossos pesquisadores para o exterior, bem como trazermos outros para o Brasil”, explica. 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por