Notícia

Geral

Campanha pelo voto consciente será lançada pela OAB

Postada 06/08/2018



Na quarta-feira, no Teatro São Pedro em Porto Alegre, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio Grande do Sul fará o lançamento da campanha pelo voto consciente. A ideia é envolver as 106 subseções da ordem na iniciativa, incluindo a de Ijuí.
“Há muito tempo a OAB vem trabalhando este tema. Ainda com o presidente Claudio Lamachia, iniciamos a campanha Voto não tem preço, voto tem consequência. E trabalhamos durante várias eleições alertando a população para que pensasse no seu voto. Mas, mesmo após 30 anos de Constituição Federal e de democracia, ainda temos maus políticos colocados em seus postos por meio do voto. Algo está errado. O voto nunca teve um peso sério e crítico pela sociedade. O eleitor não faz uma análise crítica, porque ele é frágil de informação. Muitas vezes tem o voto comprado por comida ou pela promessa de um Cargo em Comissão”, explicou o presidente da OAB-RS, Ricardo Breier.
A necessidade, hoje, como lembra Breier, é alertar o cidadão para que planeje seu voto e conheça os candidatos. Também critica o fato do voto branco, nulo ou da abstenção ser utilizado em protesto à crise política instalada no País. “O Brasil talvez viva a sua maior crise existencial, de identificação na relação com a política, com uma operação Lava Jato em andamento, com outros escândalos financeiros ligados à falta de ética. E a única oportunidade de tentarmos um processo de reforma é com a mudança de nossos representantes”, destacou, lembrando que a má política toma conta do Brasil e cala o bom político, que não consegue fazer o seu trabalho porque é sufocado por um sistema de alta corrupção dentro dos poderes Executivo e Legislativo. 
“A primeira coisa que precisamos pensar é: estamos satisfeitos com a representação política? Também, precisamos ter consciência de que não é preciso sacrificar o voto porque estamos decepcionados. Precisamos, ao contrário, nos utilizar dele para propor uma mudança”, disse. A campanha terá o reforço de associações e federações, e dos próprios advogados, que serão alertados a não compartilhar fake news e não partidarizar as suas vidas. 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por