Notícia

Saúde

'Falta coragem política para discutir o SUS'

Postada 06/08/2018



Na avaliação do coordenador do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), médico Fábio Franke, falta coragem política para discutir o Sistema Único de Saúde em âmbito nacional. “A gente sabe que o modelo que temos, que deveria ser o ideal, na prática não funciona. Exatamente porque não existe uma readequação e incorporação de novos tratamentos. Tudo acaba virando judicialização e nós temos um sistema judiciário extremamente moroso, que está sobrecarregado de tantos processos. A população acaba não recebendo o tratamento que deveria”, explicou.
Há a necessidade de serem discutidas novas incorporações de tratamentos, além de um reajuste na tabela SUS. “Rediscutir o SUS como um todo, para que ele realmente funcione de maneira ágil. Quem tem uma doença grave não tem tempo para esperar a burocracia e esse talvez seja o principal drama dos pacientes com câncer, que acabam enfrentando filas ou tendo que recorrer a processos judiciais, deixando de receber o tratamento adequado.”
Com a inauguração de um segundo acelerador linear, o Cacon tem a possibilidade de duplicar a capacidade de atendimentos em radioterapia. “Já conseguimos acabar com as filas, o que é excelente”, reforça Franke, lembrando que há uma média de 1,5 mil sessões de radioterapia por mês no Centro. “Antes tínhamos espera de três meses e, hoje, os pacientes aguardam apenas alguns dias. Acreditamos que, com a reforma do Centro, também conseguiremos diminuir as filas em quimioterapia e cirurgia, por exemplo.”
O coordenador lembra que o Cacon depende de pagamentos em dia, por parte do governo. O que não vem acontecendo e o que causa extrema dificuldade no financiamento dos tratamentos contra o câncer. “A crise é institucional. O dinheiro do Brasil desapareceu em razão do rombo nas finanças públicas. Vamos torcer para que pessoas boas e sérias sejam eleitas no mês de outubro”, finalizou. 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por