Notícia

Educação

Proerd completa duas décadas no Estado

Postada 06/08/2018



O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) completou 20 anos no Rio Grande do Sul. Desenvolvido pela Brigada Militar, ele segue os moldes de um projeto criado nos Estados Unidos, chamado de Dare (Drug Abuse Resistance Education) – criado inicialmente para orientar jovens próximos a presidiários e envoltos na violência.
Em Ijuí e região, o programa é coordenado, há 14 anos, pelo 1º tenente Cleomar Maciel, que já formou aproximadamente 8 mil estudantes neste período. A ação inicialmente atendia alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental, mas, agora, também se estende aos estudantes do 7º Ano. O objetivo é complementar um ciclo de proteção integral em prevenção ao uso de drogas e à violência na comunidade escolar. 
“Trabalhamos com a idade em que a criança cristaliza na cabeça os ensinamentos. O fato de ser um policial fardado também ajuda, chama a atenção”, explicou o instrutor, destacando que tem carinho pelo projeto e pelos resultados que ele traz. “No início, as aulas transcorriam ao longo do ano, e agora realizamos o curso no semestre. E é um período que marca. Tanto que os jovens recordam da época em que participaram do programa. É gratificante sair pelo comércio e encontrar ex-alunos trabalhando, longe das drogas e a salvo”, completa.
De acordo com o 1º tenente Cleomar, a expectativa era que 282 crianças participassem do programa no primeiro semestre deste ano, mas o número chegou a 482. As aulas chegaram às Escolas Ruizinho, Luiz Fogliatto, Ijuí, Osvaldo Aranha, Modelo, 15 de Novembro, Ruy Ramos, Centenário, São Geraldo, Boa Vista e Emil Glitz. Para o segundo semestre, cujas aulas iniciam na segunda-feira, há onze escolas agendadas. “Não adianta mais falar em bem ou mal. Nas aulas, o foco está na informação e na honestidade. Em apresentar à criança o que acontecerá se ela se envolver com as drogas”, lembrou o instrutor.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por