Notícia

Educação

Estudantes debatem fake news na 36ª CRE

Postada 06/08/2018



Ontem pela manhã, a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) realizou o primeiro encontro com integrantes de Grêmios Estudantis, com o intuito de debater o uso das redes sociais e, principalmente, as fake news – notícias falsas que circulam pela internet. Participaram alunos de escolas estaduais da região de abrangência do núcleo.
Segundo a coordenadora pedagógica adjunta da 36ª CRE, Eveline de Souza Eberle, há tempos a equipe pensava em promover uma formação aos jovens, com tema de relevância em destaque. “Todos interagem por meio das redes sociais. Foi então que, conversando com o jornalista Fernando Goettems, optamos por trabalhar as fake news. Por meio destes alunos do Ensino Médio, queremos formar multiplicadores nas escolas, que auxiliem no trabalho de identificação e não reprodução de notícias falsas através das mídias digitais”, explicou.
Jornalista na Coordenadoria de Marketing da Unijuí, Fernando abriu o encontro propondo um bate-papo sobre fake news, sua origem e o atual cenário no País. Ele apresentou exemplos de notícias falsas e como elas podem estar ligadas a interesses políticos, ideológicos, econômicos e sociais de grupos. “É importante destacar que as notícias falsas precisam que esse ecossistema digital seja alimentado e esteja fluindo. Também é essencial que o usuário perceba que as fake news são, por vezes, utilizadas para provar um ponto de vista, para blindar um discurso ou minar um debate político”, explica.
A checagem de informações também foi abordada. E, num segundo momento do encontro, os jovens participaram de um jogo onde puderam utilizar as técnicas de reconhecimento de uma notícia não verdadeira. Novas atividades serão realizadas por meio de um grupo, criado no WhatsApp, antecedendo um novo encontro presencial.
A atividade faz parte do projeto de conclusão do curso de pós-graduação em Jornalismo para Mídias Digitais, desenvolvido pelo jornalista Fernando Goettems junto à Universidade de Passo Fundo (UPF).


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por