Notícia

Saúde

Capacitação prepara vacinadores em Ijuí

Postada 03/08/2018



A Secretaria Municipal de Saúde promoveu, na tarde de ontem, uma capacitação para os vacinadores da rede pública e também para profissionais de clínicas privadas. Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, enfermeira Salester Ruver, o objetivo é capacitar as equipes para a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, que terá início na segunda-feira em todo o País, e seguirá até 31 de agosto.
“Infelizmente, tivemos o aparecimento de casos de sarampo no Brasil. Somente no Rio Grande do Sul, há sete casos confirmados, sendo seis em Porto Alegre e um num município bem próximo de Ijuí, que é São Luiz Gonzaga. O vírus está circulando e não demora muito para chegar até aqui”, explicou a enfermeira.
A campanha tem como alvo crianças de zero a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Durante quase um mês, estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde a vacina tríplice viral, que previne contra o sarampo, a caxumba e a rubéola; e também a gotinha, contra a poliomielite. No dia 18 de agosto, será realizado o Dia D de vacinação.
“A ideia é atualizar a carteira de vacinação daquelas crianças que estão em atraso. A nossa cobertura vacinal para a tríplice viral é de 93%, mas a meta é de 95%. Muitas pessoas entendem que, como não há casos, não há necessidade de se vacinar. E é exatamente o contrário. Se a doença deixou de existir, é justamente porque havia campanhas”, explicou Salester, lembrando que, em Ijuí, as doses estarão disponíveis em 13 unidades de saúde, além de uma unidade localizada no Campus e nas três clínicas privadas.
Para aqueles que estão pensando em viajar para fora do País, é necessário estar  atento às vacinas exigidas. Estados Unidos, como lembra Salester, exige a vacina contra a febre amarela. “Agora, em função dos casos registrados, também estão pedindo as vacinas contra a pólio e o sarampo”, lembra.
 Vacina contra a gripe
Salester Ruver lembra que há cerca de 13 mil doses da vacina contra a gripe nos postos do município. De acordo com os dados lançados no sistema do Ministério da Saúde, e fechados nesta semana, 85,07% das pessoas que integram os grupos de risco foram vacinadas – ou seja, 18.069 indivíduos, de um universo de 21.240 pessoas. 
A vacina chegou a 72,03% das crianças, 81,09% dos trabalhadores da saúde, 78,08% das gestantes, 102,68% das puérperas e 121,37% dos professores. Foram aplicadas 5.034 doses em grupos com comorbidades e, em outros grupos, 7.491. O total de doses aplicadas chegou a 30.594, número inferior ao ano passado, que chegou a 33 mil. 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por