Notícia

Polícia

Cartas para mesários começam a ser enviadas

Postada 24/07/2018



Chefe da 23ª Zona Eleitoral de Ijuí, Valdeci Vanderlei da Cunha destacou, em contato com o Grupo JM, que ontem estavam sendo fechadas as cartas de convocação dos mesários para as Eleições 2018 – quando serão escolhidos presidente da República, governador, senador e deputados federal e estadual. A convocação dos mesários acontece após a divulgação do edital, realizada na última semana.
“Aviso os mesários que as cartas estão disponíveis e que começaremos a entregá-las a partir de agora. Queremos que a entrega ocorra o mais rápido possível porque, no mês de setembro, já teremos as reuniões preparatórias com os mesários”, explicou Valdeci.  
No dia 7 de outubro, primeiro turno das eleições, o eleitor terá que escolher os candidatos na seguinte ordem: deputado federal, deputado estadual, dois votos para senador, governador e presidente. “Recomendamos que os eleitores levem cola neste ano, com os nomes e números dos candidatos. Lembrando que, após o último voto, de presidente, o eleitor não ouvirá o sinal de finalização do voto. Primeiro aparecerá um resumo dos votos”, explicou o chefe do Cartório Eleitoral.
Até o momento das eleições, um calendário eleitoral deverá ser cumprido. As convenções, para escolha dos candidatos, devem acontecer até o dia 5 de agosto – sendo que o registro deverá ser feito até 15 de agosto.
A propaganda eleitoral terá início no dia 16 de agosto, sendo que, de 31 de agosto a 4 de outubro, será permitido o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão.
Passado o primeiro turno, no dia 12 de outubro reinicia o horário eleitoral gratuito para o segundo turno, que será realizado no dia 28 de outubro.
“A eleição geral diferencia-se da municipal, sendo menos acirrada. Na municipal, num lugar como Bozano, por exemplo, cada voto faz a diferença”, reforça Valdeci.





Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por