Notícia

Rural

Ernani Polo defende a realização de rodeios

Postada 23/07/2018



A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei (PL 2086/11) que proíbe a perseguição e laçada de animais em rodeios, vaquejadas e eventos similares. A proposta prevê que quem descumprir a norma pode ser multado em até R$ 30 mil.
De acordo com o representante da Proanima, Francisco Carlos Rosa, os animais também têm direitos e o bem-estar deles precisa ser assegurado.
Em 2017, foi aprovada pelo Congresso Nacional uma Emenda Constitucional que considera a vaquejada como evento cultural e desportivo.
O projeto ainda vai ser analisado pelas comissões do Esporte e de Constituição e Justiça, antes de ser votado pelo Plenário da Câmara dos Deputados.
Em função disso, o deputado Ernani Polo (PP) está criando na Assembleia Legislativa do RS a Frente Parlamentar em Defesa dos Rodeios no RS. O objetivo da iniciativa é defender esta manifestação cultural, já arraigada às tradições gaúchas.
"Além de um aspecto cultural de nossa tradição gaúcha, temos também envolvido nestes eventos, uma questão social e econômica muito forte. Rodeios, cavalgadas, essa integração entre homem e cavalo é histórica em nosso Estado, e sabemos de todos os cuidados adotados pelos proprietários dos animais quando participam destes eventos tradicionalistas, portanto, não podemos permitir, de forma alguma, que uma proposta como esta, prospere", disse o deputado Polo, em entrevista ao Grupo JM, ontem.
O progressista já entrou em contato com parlamentares de outros Estados, que realizam eventos equestres, para que se unam contra esse PL. "Esses eventos, quando organizados por CTGs, por piquetes, congregam a família, promovem um encontro de gerações, e são ambientes saudáveis que contribuem para formação de uma sociedade melhor", reforça Polo.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por