Notícia

Política

Darci Pretto tem diploma cassado e prepara recurso

Postada 13/07/2018



O juiz eleitoral Guilherme Eugênio Mafassioli Corrêa julgou procedente o pedido feito contra o vereador e líder da bancada do PDT na Câmara Municipal, Darci Pretto da Silva, para que seu diploma seja cassado. A sentença, que deve ser publicada hoje, decorre de investigação realizada pelo Ministério Público Eleitoral desde 2016, para apurar a prática de crimes eleitorais por alguns candidatos durante as eleições municipais. A operação, que recebeu o nome de Caixa de Pandora, também tem como alvo o vereador Claudiomiro Pezzetta (PDT).
Investigado por corrupção eleitoral, sobretudo pela doação de vales-combustíveis a eleitores, Pretto foi condenado a pagar multa de dez mil Ufirs – Unidade Fiscal de Referência, correspondente a R$ 10.641,00. O juiz também declara, em seu despacho, a inelegibilidade de Pretto pelo prazo de oito anos e, ao deferir pedido de liminar, determinou o afastamento imediato do vereador de suas funções. 
Em contato com o Grupo JM, Pretto afirmou que seu advogado já está preparando os recursos para recorrer da decisão. “Foi dada procedência, pelo juiz eleitoral, da ação de investigação movida pelo Ministério Público, absolutamente tendenciosa, assim como a decisão. Hoje vivemos uma verdadeira insegurança jurídica no nosso País, em que ministros, juízes, decidem de acordo com as suas conveniências, posições ideológicas, ignorando provas, a lei. E não estou dizendo isso porque sou réu”, afirmou.
Pretto disse que não cometeu qualquer irregularidade e que o “juiz eleitoral pisoteou em toda a prova para encontrar uma forma de condenação e suspensão.” Reconheceu, ainda, que o País vive uma situação extremamente delicada na área política, com casos de corrupção em todos os campos da República. “Faço política por convicção e ideal. Sempre foi assim. Nunca meti a mão em dinheiro público para levar minha vida política”, garantiu.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por