Notícia

Educação

Léia Cassol visita alunos da Escola Soares de Barros

Postada 06/07/2018



Ontem, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Soares de Barros recebeu a contadora de histórias e escritora de literatura infanto-juvenil, Léia Cassol. 
Conforme explica a coordenadora dos Anos Iniciais do educandário, Rosa Macuglia, a visita faz parte do projeto Autor Presente, que visa estimular a leitura e a escrita entre os pequenos. “Há anos, a gente vem trabalhando a leitura e a escrita com as crianças. E, neste ano, pensamos em algo diferente, que realmente motivasse os alunos a buscar novos livros, a desenvolver a criatividade e a imaginação”, explica.
Num primeiro momento, os alunos trabalharam as obras da autora. Cada turma escolheu um título para desenvolver o trabalho, mas, em sala de aula, puderam explorar outros. Ontem, a autora pôde conversar sobre a sua vida, como é ser escritora e o que a levou a escrever. “Desde abril a gente vem trabalhando com as literaturas dela. Tanto que, alunos do 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental, adquiriram livros seus. Na escola, Léia Cassol pôde falar sobre a sua vida, mas também pôde acompanhar a exposição de trabalhos e autografar os livros dos alunos.”
A euforia das crianças com a visita mostra, segundo Rosa, que o objetivo do projeto foi alcançado: os alunos sentiram-se motivados. “Eles queriam saber como ela escreveu seus livros, como começou sua carreira. E isso é ótimo. Hoje a gente percebe que as crianças estão se afastando cada vez mais da leitura. Os alunos têm computador, videogame, TV, e o acesso à leitura é muito restrito no mundo familiar. Falta incentivo. Cabe a nós, como educadores, desenvolver este gosto”, reforçou. 
De acordo com a coordenadora, o projeto será finalizado em agosto e, depois, socializado com as famílias.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por