Notícia

Região

Augusto Pestana é destaque na Saúde no Índice Firjan

Postada 05/07/2018



O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é um estudo que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de cinco mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego e renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
Secretário municipal de Saúde de Augusto Pestana, Ariberto Hinz comemora os resultados obtidos pelo município na área da Saúde, que ficou em 38º no ranking nacional, e em 23º no Estado.
Em visita ao Grupo JM, ele explicou os quatro critérios avaliados pelo Sistema, na rede de atenção básica, ou seja, aquilo que é de responsabilidade de cada Município.
A proporção de atendimento adequado durante o pré-Natal é uma das avaliações. "Acompanhamos as gestantes desde a descoberta da gravidez. Realizamos de oito a nove consultas, todos os exames preconizados pelo Ministério da Saúde, e buscamos a gestante em casa, por meio dos agentes de saúde, quando elas não comparecem às consultas", explica.
Outro ponto avaliado é a mortalidade infantil. "Acontece pouco em Augusto Pestana, mas quando acontece, temos uma comissão que investiga junto ao hospital, aos familiares, todo o histórico, para entender o que aconteceu." Também são avaliados os óbitos infantis por causas evitáveis.
E, por fim, o estudo avalia as internações sensíveis à atenção básica. "Tudo aquilo que é feito de preventivo e curativo com as equipes de saúde, da Estratégia de Saúde da Família, dos agentes comunitários, para não deixar a pessoa chegar em nível de internação. Ou seja, dar resolutividade ao problema do usuário com medidas preventivas, e curativas se necessário, para que ele não chegue a um período de internação."
Ariberto comemora o resultado. "A Saúde é um direito de todos e dever do Estado, mas a porta de entrada é a da  unidade básica de saúde."


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por