Notícia

Saúde

Adultos também podem se vacinar contra o sarampo

Postada 05/07/2018



O Brasil assiste em 2018 ao retorno do sarampo, infecção que já foi considerada doença comum na infância, décadas antes de ser eliminada do Brasil em meados dos anos 1990. São dois surtos: em Rondônia - 200 casos confirmados e 2 mortes - e no Amazonas - 263 casos. Quatro casos também foram registrados no Rio de Janeiro e estão sob investigação. Também há notificações de sete casos no Rio Grande do Sul.
"O RS já tinha recebido o certificado de Estado livre do sarampo, assim como o Brasil. Infelizmente, começaram a acontecer novos casos no País, e que já chegaram ao RS", explica a coordenadora do programa municipal de Imunização, Salester Ruver. "São casos vindos da Venezuela, principalmente."
O Brasil recebeu o registro de eliminação do sarampo pela Organização Mundial da Saúde em 2016. Todos os casos registrados no Estado, até o momento, são em pessoas que não realizaram a vacinação contra a doença. Altamente contagiosa, é uma doença que passa de uma pessoa para outra.
O Ministério da Saúde acredita que vá conseguir controlar os surtos, mas ressalta que o aumento das taxas de vacinação é importantíssimo para garantir o controle da doença. Juntamente com o sarampo, o país também está atento à circulação e às baixas coberturas vacinais da poliomielite.
"Não temos uma campanha de vacina específica para o sarampo, justamente porque estava erradicada essa doença, então a vacina só era realizada conforme o calendário de vacinação", disse. 
Ela frisa que a doença foi responsável por uma epidemia em países da Europa, no ano passado, principalmente em Portugal. "Temos uma cobertura vacinal baixa, no sarampo não é tanto, mas percebemos que acontece que por não ter casos, as pessoas acham que não precisa vacinar, mas elas precisam entender que não temos casos, justamente porque a vacina  existe e previne o aparecimento da doença."
Pessoas de todas as idades podem receber a vacina. O Ministério da Saúde, no entanto, disponibiliza duas doses para os indivíduos entre 12 meses e 29 anos. 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por