Notícia

Saúde

Curso orienta sobre aleitamento materno

Postada 05/07/2018



O setor da Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou mais um encontro do curso da gestante, na tarde de ontem.
Denominado de Mãe Gestante, esta é a primeira edição do ano deste projeto, criado com intuito de reduzir o índice de mortalidade infantil no município.
De acordo com a coordenadora do projeto, Karine Santos Lima, 13 gestantes e um pai participaram do encontro, que trabalhou a importância do aleitamento materno. As orientações foram passadas pela nutricionista da SMS, Evanice Rocha.
O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais. O leite materno é um alimento completo. Isso significa que, até os 6 meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento - chá, suco, água ou outro leite. Ele é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite e funciona como uma vacina, pois é rico em anticorpos, protegendo a criança de muitas doenças como diarreia, infecções respiratórias, alergias, diminui o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. Além disso, é limpo, está sempre pronto. 
A amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê. Recomenda-se que a criança seja amamentada na hora que quiser e quantas vezes quiser. É o que se chama de amamentação em livre demanda. Nos primeiros meses, é normal que a criança mame com frequência e sem horários regulares. Em geral, um bebê em aleitamento materno exclusivo mama de oito a 12 vezes ao dia.
O próximo encontro está marcado para terça-feira, a partir das 14h, no auditório da SMS, e irá abordar os cuidados com o recém-nascido. As orientações serão passadas pela médica Júlia Mallmann e pela enfermeira Elisângela Lucchese.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por