Notícia

Educação

Inscrições batem recorde no 11º Concurso de Redação

Postada 04/07/2018



A 11ª edição do Concurso de Redação Jornal da Manhã e Rotary Club de Ijuí superou a expectativa dos realizadores, apoiadores e patrocinadores do evento. O número de redações foi o maior já registrado, superando o recorde anterior, do ano passado, quando o Concurso completou 10 anos e teve uma programação diferenciada. Na manhã de ontem, o titular da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Cláudio de Souza, fez a entrega dos textos concorrentes aos coordenadores do Concurso, Carlos Eduardo Basso, pelo Rotary Club de Ijuí, e Iara Soares, pelo Jornal da Manhã.
Ao todo, foram inscritas 873 redações, sendo 490 de escolas estaduais da região de abrangência da 36ª CRE, 230 de escolas particulares e 153 de escolas municipais de Ijuí. “Ficamos muito felizes com o resultado. Chegamos à 11ª edição com um Concurso de Redação consolidado", afirmou o coordenador Cláudio de Souza.
A opinião é compartilhada por Carlos Eduardo Basso, coordenador do Concurso pelo Rotary Club de Ijuí, que se surpreendeu com o número de inscritos. "O resultado demonstra a credibilidade e a consolidação do Concurso, não só em Ijuí, mas em municípios vizinhos, já que também contamos com inscrições de escolas estaduais atendidas pela 36ª CRE", disse.
Carlos Eduardo disse que, num primeiro momento, pensou que o tema do Concurso, "A ética nas nossas escolhas cotidianas", seria complexo aos alunos. "Propusemos um tema diferente de outros anos, mais complexo, e que motivou os alunos. O resultado demonstra que a juventude está engajada em debater", disse.
Cláudio de Souza destaca que os alunos puderam refletir, em seus textos, sobre a falta de ética que toma conta do País, e lembra que o Concurso subsidiou os professores no trabalho de promoção da leitura e da escrita.
A representante do promotor Jornal da Manhã, Iara Soares, acredita que o recorde de inscrições que se registrou quando apresentada uma temática tão desafiadora, "é prova de que o Concurso cumpre com suas funções de promover o debate, de qualificar a discussão e capacitar os estudantes a expressar ideias e opiniões, fundamentais para a formação de sua cidadania". 
A 36ª CRE apoia o Concurso de Redação Jornal da Manhã e Rotary Club de Ijuí, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), Unijuí, Casa da Amizade e Receita Federal. São patrocinadores o Comercial Zaffari, CCAA, Sicredi, Albrecht Ótica e Joalheria, Deltasul, Literatus Livraria e O Boticário.
A próxima etapa, de avaliação, será um desafio aos professores, como sublinha o coordenador Cláudio de Souza. A comissão julgadora se reunirá na próxima terça-feira, às 8h30, na Casa da Amizade, para definir os cinco melhores textos de cada categoria. A solenidade de premiação será dia 14 de agosto. 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por