Notícia

Economia

Pequenas empresas vão aderir ao eSocial em julho

Postada 21/06/2018



A pouco menos de duas semanas para a entrada em vigor do  Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) para empresas com faturamento inferior a R$ 78 milhões ano, apenas 9% dos empreendedores se dizem preparados para as mudanças, conforme pesquisa realizada pela consultoria Sage. 
A partir de 1º julho, cerca de de 4,8 milhões de micro e pequenas empresas (MPEs) e 7,2 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) deverão estar integrados ao novo sistema do governo federal.
O eSocial vai unificar a base de recebimento de dados trabalhistas, previdenciários e tributários, permitindo o cruzamento de dados, bem como a eliminação gradual de inúmeras obrigações acessórias atreladas à contratação de colaboradores, sejam estes com vínculo empregatício ou não.
O novo sistema substituirá o preenchimento e a entrega de formulários e declarações, eliminando a redundância nas informações prestadas por pessoas físicas e jurídicas. Pelo novo sistema, será possível reduzir tempo e custos da área contábil das empresas na execução de 15 obrigações.
"A maior dificuldade é que o empresário entenda o que significa o eSocial, o que representam essas informações sistematizadas de forma unificada em âmbitos fiscais, trabalhistas e previdenciários. Ou seja, talvez haja a necessidade que o empresário mude sua forma de agir com relação a esses eventos", avalia o delegado do Conselho Regional de Contabilidade do Estado (CRC-RS) em Ijuí, André Hoffmann.
Ainda, segundo ele, o CRC tem disponibilizado canais para facilitar o entendimento dos empresários sobre o eSocial. "É o empreendedor que, a partir do tratamento da informação em dia, permite que o contador possa repassar de forma transparente, clara e concisa ao Fisco", completa Hoffmann. 
De acordo com relatório do Banco Mundial, são necessárias cerca de 2.600 horas por ano para uma empresa pagar tributos no Brasil, ante 176 horas por ano na média de outros países.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por