Notícia

Economia

ACI vai elaborar plano de desenvolvimento em Ijuí

Postada 24/05/2018



A Associação Comercial e Industrial (ACI) realizou, na noite de ontem, o encontro inaugural do projeto Ijuí Mais, cujo objetivo é coletar sugestões da comunidade local e, ao longo dos próximos meses, elaborar um plano estratégico para o desenvolvimento do município.
O objetivo da iniciativa é fomentar a interlocução entre diferentes setores, com troca de experiências e apresentação de estratégias para o desenvolvimento.
O evento de ontem foi o primeiro de uma série de três encontros para a estruturação do projeto - as demais reuniões ocorrem em junho e julho. Depois disso, no mês de agosto, haverá novo encontro para gestão e elaboração dos projetos específicos que vão compor a iniciativa.
Conforme o presidente da ACI, Nilo Leal da Silva, a proposta parte do pressuposto da retomada do desenvolvimento econômico e social de Ijuí que, segundo ele, tem ficado aquém em comparação com municípios vizinhos nos últimos anos.
Como forma de contribuir, a Associação Comercial apresentou ontem uma pauta mínima para o projeto Ijuí Mais. "Há algumas áreas nas quais sentimos que as demandas são maiores. Uma delas é a questão dos distritos industriais, que precisam ser mais bem estruturados para abrigar grandes empresas. Outra questão é a gestão pública de qualidade, principal no quesito das obras. Também sentimos, na parte do comércio, a necessidade da revitalização das lojas do Centro, um projeto que o Sindilojas já está contribuindo muito. Outra pauta é a qualidade de vida, na qual precisamos avançar. Por fim, vemos a necessidade de disciplinar a tomada de decisões entre poder público e comunidade", elencou o presidente da ACI.
Outra característica do projeto é a participação coletiva. Diversas entidades de classe, representantes do setor educacional, empresários e lideranças do poder público serão chamados nas três reuniões de estruturação, a fim de que sejam ouvidos para a composição do plano de ações.
A intenção é elaborar propostas nos próximos cinco meses, apresentando o projeto final no dia 19 de outubro, durante a edição deste ano da Expo-Ijuí/Fenadi.
O novo projeto também contemplará a alocação de recursos, tanto públicos como privados, para a realização das obras necessárias para a realização das propostas. "Temos diversos recursos que estão sendo pulverizados por falta de qualidade. Então estamos nos organizando para encaminhar projetos, a partir de estudos que serão feitos, para viabilizar esse trabalho. Por isso, esperamos que já em 2019 possamos colocar ideias em prática, com recursos dos empresários, da comunidade e do poder público".


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected]com Desenvolvido por