Notícia

Rural

Fiscalização resulta na apreensão de leite

Postada 24/05/2018



Fiscalização na comercialização de produtos de origem animal, realizada na manhã de terça-feira pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), envolvendo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) em conjunto com a Vigilância Sanitária Municipal na Feira do Produtor, localizada na Rua 24 de Fevereiro, resultou em apreensão.
"Constatamos a comercialização de leite in natura, que não estava pasteurizado, embalado em garrafas pets, o que não é permitido pela legislação sanitária", comenta o médico veterinário da SMDR, Adriano Lorenzoni. Ele acrescenta que foram apreendidos cerca de 60 litros.
Ele orienta que a comercialização de produtos de origem animal não é proibida, mas desde que seja produzido de acordo com as normas sanitárias. "Precisa passar por um processo de fabricação e estar registrado junto ao SIM. Está sujeito a essa legislação todo produto de origem animal, carnes e derivados, leite e derivados, ovos, mel e pescado. Então, esses produtos precisam ser inspecionados na propriedade em que estão sendo produzidos, para depois, quando estiverem embalados adequadamente, rotulados, posssam ser comercializados tanto em estabelecimentos quanto na feira livre do produtor", orienta.
Adriano destaca, no entanto, que há pelo menos três anos é realizado trabalho de orientação dos produtos acerca da legislação sanitária

 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por