Notícia

Economia

Qualidade e entressafra também influenciam custos

Postada 11/05/2018



Por se tratar de uma cultura agrícola, as condições climáticas também têm influência direta no preço e na qualidade do trigo, cuja particularidade é a extrema sensibilidade ao clima adverso em seus estágios de desenvolvimento.
Conforme a sócia-proprietária do Moinho Ijuí, Loide Hildebrandt Gaspary, a frustração da safra gaúcha de trigo em 2017 teve especial impacto no mercado de panificação, obrigando as indústrias a buscar alternativas no mercado internacional.
"A safra colhida aqui no Estado foi frustrada, porque sofreu muito no momento da colheita, e o nosso trigo acabou perdendo qualidade, com raras exceções. Isso provocou uma antecipação e intensificação do período de entressafra, que naturalmente aumenta os preços do produto", avalia a empresária ijuiense.
Com a falta de chuvas do último mês, o plantio da safra deste ano também está atrasado, o que, segundo Loide Gaspary, pode ter impacto na qualidade e nos preços do trigo nacional.
Diante deste cenário, os preços excedentes para a compra do trigo no mercado internacional já estão sendo repassados aos valores dos produtos comercializados.
"Optamos por repassar esse valor extra aos poucos. O valor da matéria-prima aumentou algo entre 35% e 40% no último período, um aumento violento. Não temos opção senão repassar estes custos ao mercado consumidor, pois trabalhamos com margens de lucro muito apertadas", revela a empresária.
Loide Gaspary também defendeu uma política que incentive a produção e o investimento na cultura do trigo no País. "Nos Estados Unidos, quando produtor não colhe, ele é remunerado da mesma forma, pois não é justo que o produtor tenha que pagar a conta da imprevisibilidade climática. Uma política de incentivos beneficiaria, também, a indústria e se refletiria em melhores preços ao consumidor", analisa.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por