Notícia

Região

Municípios intensificam ações contra a Dengue

Postada 07/05/2018



A Secretaria Municipal de Saúde de Augusto Pestana, em parceria com o poder Executivo, intensifica as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. Isso porque, o Município registrou 7,9% de infestação do mosquito, muito acima do limite máximo permitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1%.
"Estamos atuando forte para conter a evolução desse índice. Contamos com auxílio do Exército, palestras nas escolas, visitas in loco, então foram várias iniciativas que estão tendo resultado e, provavelmente, no próximo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) teremos um regresso nessa infestação", avalia o secretário de Saúde de Augusto Pestana, Ariberto Hinz.
Em Catuípe, o índice de infestação é de 2,5%, e segundo o secretário municipal de Saúde, Vilmar Fucilini, ações de combate ao mosquito estão sendo realizadas. "Agora, o ano é dividido em seis ciclos de combate à Dengue.  Felizmente no fechamento de abril, atingimos 100% dos imóveis visitados, e isso é um trabalho feito pelas equipes, principalmente de orientação", acrescenta.
Há 20 dias, Catuípe realizou campanha de recolhimento de pneus. "Temos feito mutirões nos bairros, em parceria com a Vigilância de Epidemiológica e agentes de saúde e da Dengue, e a Secretaria de Obras também nos auxilia muito. Todo esse conjunto nos deixa mais tranquilos."
Os municípios trabalham em cima do índice pactuado pela 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Bozano, que preferiu não informar dados referentes aos índices de infestação do mosquito.
 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por