Notícia

Rural

Colheita da soja avança no Estado

Postada 27/03/2018



As lavouras de soja no Estado superaram a fase vegetativa, segundo a Emater. As plantações apresentam bom visual na maioria das áreas, com apenas 1% em fase de floração, 50% em fase de enchimento de grãos, avançando para 36% a área que se encontra em maturação do grão e amarelecimento das folhas e para 13% a área já colhida. Devido à colheita da soja, que começa a tomar maior impulso a partir de agora, o ritmo deverá se manter lento, prolongando sua finalização. 
Com a cultura do trigo em entressafra, os produtores iniciam os encaminhamentos de propostas para custeio da safra 2018. Entre técnicos e produtores, a sensação é de que poderá haver redução na área cultivada, muito em função de os agricultores já terem recorrido ao Proagro pela terceira vez em cinco anos. Em função da demora na análise das informações dos laudos, os contratos foram prorrogados por 180 dias para que as interpelações possam ser respondidas. 
Ainda segundo técnicos, se observa uma tendência de aumento na utilização de variedades de trigo duplo propósito, possibilitando a integração lavoura-pecuária nas áreas antes destinadas somente à lavoura de grãos. 
De acordo com o Boletim Meteorológico Semanal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, o período entre 22 e 28 de março novamente apresentará chuva significativa em grande parte do Estado. 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por