Notícia

Rural

Ijuí sediará 4º Fórum Técnico da Rede Leite

Postada 05/03/2018



A Rede Leite aprovou na terça-feira, em Ijuí, proposta para realizar o 4º Fórum Técnico da Rede Leite. O evento deverá ocorrer no começo de setembro, no campus da Unijuí. O objetivo é mostrar resultados de mais de 10 anos de trabalho, junto a mais de 50 pequenas propriedades rurais do Noroeste do Estado.
O tema, cogitado pelo vice-coordenador do Comitê Gestor da Rede Leite, professor da Unijuí Roberto Carbonera, foi Sustentabilidade na Atividade Leiteira. As propostas serão definidas no dia 19 de junho, durante reunião geral da Rede Leite.
Ainda durante a reunião, foi definida a participação da Rede Leite no dia de campo sobre produção de leite, a ser realizado pela Unijuí, no dia 16 de maio, bem como as datas, 10 de abril e 9 de maio, para a realização da última rodada de Oficinas Temáticas da Rede Leite, dirigidas a extensionistas da Emater/RS-Ascar que trabalham na região de Ijuí – e contempla 44 municípios dos Coredes Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí. De acordo com o professor Carbonera, a bacia leiteira vem passando por um cenário negativo, principalmente por causa da importação de leite de outros países. “Nós sabemos que a atividade leiteira passa por momentos de dificuldades e vive um período de incertezas. A importação desencadeou a queda do preço do produto, fazendo com que produtores trabalhassem no vermelho”, disse.
A região de Ijuí é uma grande produtora na bacia leiteira e de acordo com o professor Carbonera, a expectativa é que volte a ter os resultados de 2016, que foi um período de excelência no preço do leite. “Por causa de um decreto do governo federal, com o apoio do governo do Estado, as importações para além do normal de leite ocasionaram perdas de até 80% no preço repassado ao produtor. Temos percebido que este é um processo de retrocesso, onde o agricultor resiste em fazer investimento”.
Segundo o professor, há relatos que está havendo um processo de exclusão de produtores que possuem menor escala. Dados da região Celeiro, cerca de 12% dos produtores deixaram a atividade.  
A Rede leite realiza além de reuniões, oficinas temáticas e formação do quadro técnico. Os encontros acontecem nas unidades de produção em dia de campo em todos os municípios. Fazem parte da Rede Leite: Emater/RS-Ascar, Embrapa, Unicruz, Unijuí, Instituto Federal Farroupilha campus Santo Augusto, UFSM, Coperfamiliar e Rede Dalacto.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por