Notícia

Região

Município recebe encontro da Famurs

Postada 06/12/2017



O município de Água Santa recebeu, na última semana, o encontro regional do projeto Famurs Pelo Rio Grande, uma iniciativa da Federação das Associações de Municípios do RS. Estiveram presentes prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (Amunor) e a Associação dos Municípios do Planalto (Ampla). 
O evento realizado na Sala Cultural do Grupo Pás, com apoio do Banrisul, foi conduzido pelo presidente da federação e prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, que apresentou às lideranças as iniciativas voltadas à defesa do municipalismo e as conquistas que já foram alcançadas. 
“A Famurs é a casa dos municípios, é pluripartidária e nossa bandeira é o municipalismo. Buscamos a divisão justa dos recursos orçamentários, distribuição das competências e maior autonomia administrativa, para possibilitar às prefeituras condições efetivas de oferecer serviços públicos de qualidade a todos os cidadãos”, ponderou. 
O dever institucional de dialogar com todas as instâncias de poder, que é um dos pilares da atual gestão, foi ressaltado pelo dirigente da Famurs, que considera fundamental que as posições municipalistas sejam levadas ao conhecimento dos parlamentares, tanto em âmbito estadual quanto federal. 
Neste sentido, Salmo Dias expôs aos prefeitos a pauta municipalista, que foi apresentada à Bancada Gaúcha durante agenda ocorrida em setembro, em Brasília, com o objetivo de aprofundar o diálogo e obter apoio necessário à aprovação de projetos que tramitam no Congresso Nacional. Entre os temas, estão a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 212/2016, que prorroga o prazo do pagamento dos precatórios de 2020 para 2024, aprovada em primeiro turno pelo plenário da Câmara dos Deputados, no último dia 30, e que deve ainda ser apreciada em segundo turno antes de seguir para votação no Senado.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por