Notícia

Sociedade

Festa da cultura na Praça da República acontece até domingo

Postada 17/11/2017



A Praça da República está recheada de livros. Na manhã de ontem, no Anfiteatro da Praça, aconteceu a abertura oficial da 25ª Feira do Livro de Ijuí e 28ª Feira do Livro Infantil do Sesc. A programação das feiras vai até domingo. Com o tema A cada leitura uma nova aventura, as feiras têm como patronesse a professora Lisiane Hermann Oster, que no seu pronunciamento de abertura agradeceu os seus educadores, seus colegas do Colégio Sagrado Coração de Jesus e sua família. “Que a nossas feiras sejam um espaço de trocas, descobertas e prazeres, que possamos nesses quatro dias transpirar cultura, viajar e nos aventurar nas histórias”, disse a patronesse. Segundo ela, ao ver a alegria das crianças circulando pela praça, se vê que o trabalho está tendo efeito. “Criança se interessando por histórias através dos livros, nos mostra que a educação tem seu valor e está cumprindo com sua tarefa, de proporcionar aos alunos esse conhecimento”.
O gerente do Sesc Ronaldo Soares diz que o trabalho de preparação da feira vem desde o começo do ano. “Buscamos algumas atrações diferenciadas para atender nosso objetivo, que é a formação de leitores e incentivar as pessoas a lerem ainda mais e que possam inserir na sua rotina diária a leitura”, diz Ronaldo. 
O secretário municipal de Educação Eleandro Lizot diz que as escolas irão participar ativamente ainda hoje da feira. Ele exalta a Mostra Pedagógica Mário Osório Marques que está em exposição no Espaço da Smed. “Possiblidade da escola mostrar um pouco do que desenvolveu ao longo do ano. Amanhã de manhã faremos a premiação do Concurso Literário que organizamos e isso nos possibilita envolver os alunos para se integrar nas ações da feira”, diz Eleandro. 
O prefeito Valdir Heck salientou a importância da leitura e lembrou-se da oportunidade que as crianças têm hoje de prestigiar uma feira do livro, algo bem diferente da sua realidade quando era mais jovem. “No meu tempo, pelo menos em Ijuí, não se tinha feira do livro como temos hoje na Praça. Nós tínhamos que ir atrás dos livros na biblioteca. Não tínhamos esse engajamento que têm as escolas, com o poder público e as instituições parceiras, essa possibilidade de acesso ao livro com mais facilidade”, apontou.
Hoje, ao longo do dia, a Feira do Livro terá animação cultural, contação de histórias, esquete teatral com Fábio Novello, bate-papo com a escritora Angélica Rizzi, intervenção teatral com Re Tri Circo, lançamentos literários, apresentação musical com a Escola de Música Eliart’e, homenagem pelo Círculo de Escritores Letra Fora da Gaveta à escritora Maria Eli Braga Mannrich, contação de história com a escritora Carolina Welter, momento musical com Oseias Machado, Coral Vozes da Alegria e Coral Unijuí e Solistas. 
Hoje, às 19h, no Teatro do Sesc, integrando a programação das feiras, acontece a premiação do 1º Festival Estudantil Curtas na Escola. O festival é uma realização do Núcleo de Tecnologia em Educação (NTE) da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, promovido pelo Jornal da Manhã, com apoio do Sesc e patrocínio de Unimed, Sponchiado, Soberana e Sicredi.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por