AO VIVO


Coluna Armindo Pydd

Publicada 13/11/2017

REFORMA TRABALHISTA

**Hoje entra em vigor a reforma Trabalhista. Traz importantes mudanças ainda não bem avaliadas e conhecidas. Ela é de interesse fundamental para o futuro do pais. Interessa aos 38,3 milhões de brasileiros com carteira assinada, aos 40 milhões de trabalhadores na informalidade. Interessa em especial aos mais de 12 milhões de desempregados e é lógico, a todos os empreendedores.
**O objetivo da reforma é modernizar as relações de trabalho, proporcionar mais competitividade ao Brasil, dar segurança aos trabalhadores sem lhes tirar conquistas. É tarefa muito difícil.
**Os mais de 15 mil sindicatos brasileiros (o maior contingente do mundo) com seus 400 mil dirigentes sindicais são contrários à reforma na quase totalidade. Entre outras coisas, termina a contribuição sindical obrigatória correspondente a um dia de trabalho de todos, mesmo não sindicalizados. Agora passa a ser voluntária a contribuição. E todos nós sabemos as dificuldades que serão enfrentadas.
**“ O Brasil não vai quebrar” me diz um caminhoneiro leitor desta coluna. “Voltei agora do Mato Grosso e são lavouras sem fim, gado, muita terra ainda a ser cultivada”. Conversamos e chegamos à conclusão de que o Brasil não vai quebrar, mas o governo sim. Com a ressalva de que também não é fácil quebrar o país. Há muito tempo desgovernos e mesmo falta de governo não conseguiram fazer  isto. Este país é muito resiliente.
**Ao colocar como tema o Enem mostrou- se ao país a amplitude e necessidade de inclusão social dos 9,7 milhões de brasileiros e 360 milhões de surdos do mundo. A linguagem brasileira de sinais (Libras) ficou mais conhecida. Em 1857 fundou-se o Colégio Brasileiro de Surdos,  mas somente em 2010 foi regulamentada a profissão de tradutor/ intérprete de Libras.
**Quantidade não significa qualidade. Isto em todas as profissões. Assim, em Porto Alegre temos hoje em torno de 15 mil médicos para 1,2 milhão de habitantes. Isto dá 1 médico por 80 habitantes. A saúde de Porto Alegre está no noticiário diário pelo atendimento deficiente. Faça o cálculo para   Ijuí.
**Já não falta mais nada. PMDB E PT já estão encaminhando alianças nos  Estados para as eleições de 2018. Pode?

Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por