AO VIVO


Coluna Armindo Pydd

Publicada 09/10/2017

CIRCADIANO

**Circadiano vem do latim (circa diem), cerca de um dia.  Ritmo ou Ciclo Circadiano designa o período de cerca de 24 horas  sobre o que se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos. É influenciado pela variação de luz, temperatura, marés, e ventos entre o dia e a noite. Regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano com influência sobre vigília, sono, renovação de células e controle da temperatura do corpo.
**Três pesquisadores americanos ganharam o Prêmio Nobel de Medicina deste ano por novas descobertas dos processos que se verificam dentro das células e regulam assim o organismo deste “relógio” ( ritmo circadiano) que processa  e monitora e está localizado nos humanos na área conhecida como hipotálamo.
**Estamos em época de Prêmios Nobel. Há muito anos  se repete a mesma história. Os cientistas americanos sempre se destacam com grande vantagem sobre os outros países. Isto explica porque este pais, os EUA está a frente de todos  é o líder mundial e vai continuar assim durante muito tempo.  Porque isto. Porque o progresso, os avanços, as novas descobertas acontecem onde existe liberdade de pensamento. E poderíamos acrescentar. Liberdade de iniciativa ser o freio do estado.
**O suicídio do reitor da Universidade Federal do Paraná é uma tragédia anunciada. Com todo o estardalhaço, com a mídia presente, foi conduzido de maneira coercitiva pela Policia Federal e já amplamente divulgadas os “crimes” de que acusado. Sem antes ter havido o contraditório. Mesmo solto no dia seguinte, o impacto foi tão grande que se suicidou.
**Em meio ao combate à corrupção e o aplauso da população tem se repetido muitos atropelos de setores empenhados neste combate com vazamentos de depoimentos, com mídia espetacularizando tudo com destruição de reputações. Não faltam também entre nós os adeptos de métodos do  “comissariado do povo de Stalin” ou da “Gestapo de Hitler” e que  tem a proteção extra do foro privilegiado.  
**No Projeto Cura realizado em São Paulo, o Dr. Fernando Maluf  informou que existe no interior do RS , em Ijuí, pesquisa que supera qualquer outro centro no Brasil. No mundo científico, Ijuí aparece com destaque, graças como sempre a algumas pessoas , aqui entre nós o Dr. Fábio Franke à frente e o apoio do HCI.
**87% em Curitiba, 86% em Porto Alegre, 71% em Florianópolis e com a média nacional de 57% . São os últimos números da número de famílias endividadas no Brasil.

Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por