AO VIVO


Coluna Armindo Pydd

Publicada 14/08/2017

MISERICÓRDIA E FILANTROPIA

**Numa carta cristã do apóstolo Paulo a Tito (3:4) em 66d.C. (manuscrito de 200 d.C.) se encontra o termo filantropia, do grego amor e homem. Seria o amor a humanidade sendo  o antônimo misantropia. Donativos a pessoas, comunidades, trabalho voluntário com o fim específico de ajudar seres vivos a melhorar suas vidas são atos filantrópicos.

**Misericórdia tem sua origem no latim (misere e cordis) e significa doar seu coração a quem necessita. A primeira Santa Casa de Misericórdia do mundo foi criada em 15 de agosto de 1498, em Lisboa, pela rainha Leonor de Lencastre, esposa de Dom João II, em 1498. Vivia-se o período das tragédias, guerras e grandes navegações e também da retomada de sentimentos como fraternidade e solidariedade. No Brasil, a primeira Santa Casa surgiu em Santos, em 1543,  criada por Braz Cubas. Ampara à velhice, aos enfermos, à criança, aos hansenianos e à educação eram seus objetivos. As primeiras faculdades de Medicina no Brasil  surgiram no seu meio.

**Mesmo hoje estas instituições persistem e são cada vez mais necessárias quando parece a todos nós que o imediatismo, a vantagem pessoal, o egoísmo parecem  dominar tudo.

**Seria ele um submergível, um impassível, um conciliador, um homem das sombras? Alguém necessário nestes dias de Brasil conturbado? A verdade é que Temer segue em frente e propondo e aprovando medidas que outros presidentes com altíssima popularidade sequer tentaram.

**A partir de novembro, termina o recolhimento de imposto sindical obrigatório de um dia de trabalho de todos os empregados no Brasil. Iniciado em Getúlio, o movimento sindical hoje é o maior do mundo com mais de 15 mil entidades. A partir  de novembro, somente voluntários serão sindicalizados. Isto se não vier um recuo.

**Censura à imprensa, desarmamento do povo, conselhos populares com poder deliberativo, poder para militares parceiros  com boa remuneração, cooptação do Judiciário, criação do antagonismo de nós contra eles e desmoralização do poder Legislativo.  Estes foram os passos seguidos na Venezuela para implantar o regime socialista. No Brasil falta o que ainda?

**“Pelo bem do Brasil, voto Sim. Pelo bem do Brasil voto não”. (Deputados se manifestando ao decidir sobre acusação a Temer).

**"Ficará marcado como  o dia da vergonha” (Joesley Batista, que disputa o título de maior pagador de propinas do Brasil a políticos, se mostrando indignado na votação que livrou Temer).

Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por