AO VIVO


Coluna David Antônio dos Santos

Publicada 26/05/2020

É NECESSÁRIO UM CONTADOR?

A referência do ex-presidente Lula aos Profissionais da Contabilidade de forma depreciativa, objetivando desqualificá-los, ao criticar a equipe econômica do governo “A verdade é que eu to muito preocupado. Porque já faz um mês e ainda temos deficiência de testes, leitos e respiradores. O problema é que a equipe econômica do governo na verdade parece uma equipe de contadores prestando conta aos nossos credores” não condiz com a posição de uma pessoa que ocupou o mais alto posto da República Federativa do Brasil. Não é demais rememorar que, enquanto ocupou o referido cargo, os contadores brasileiros sempre prestaram e continuam prestando seus serviços em prol da nação brasileira. Mas o que esperar de uma pessoa que diz “Ainda bem que a natureza criou o Coronavirus”.
Contabilidade é um trabalho invisível, até a sua empresa precisar do contador.
Assim como o médico está para a saúde, o engenheiro para a construção civil, o contador é importante para a sustentabilidade do empreendedor empresário.
Sabe quem fez a suspensão, redução da carga horaria do seu funcionário?
Sabe quem está prorrogando o seu FGTS e seus impostos?
Sabe quem foi dormir e acordou com uma enxurrada de medidas provisórias, decretos e leis alterando regras, impostos e datas?
Sabe quem teve que estudar muitas vezes de madrugada para esclarecer suas dúvidas sobre o que fazer com as diversas medidas?
Sabe quem está mantendo as obrigações acessórias da sua empresa em dia?
Lamentavelmente sua empresa não está vendendo, mas seus funcionários estão suspensos, o que o contador faz? Ele não faz nada?
Errado, ele está trabalhando dobrado!
É ele quem gera a folha de pagamento, mesmo sem funcionários, porque é obrigatório, é ele que transmite a SEFIP, DCTF, CAGED, E-SOCIAL, DAS, GIS, ECF, EFD, calcula o INSS, IR, PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, IRF, ICMS, IPI, ISS etc. etc.etc.
Seu contador não está sem trabalhar!
Mesmo que sua empresa esteja sem movimento, existem multas pelo não cumprimento das obrigações acessórias que são caras, deixar de transmitir a DCTF, por exemplo, custa ao empresário uma multa de R$ 500,00 mensal!
Ser CONTADOR não é para qualquer pessoa.
Sua família reclamará que você trabalha muito e nunca consegue tempo para eles!
Sua saúde ficará debilitada, porque haverá dias em que você não comerá bem, nem dormirá o suficiente, porque sabe e vivencia o problema de cliente.
Contador é uma pessoa de fé, que luta por si, pelos seus funcionários e pela classe empresarial, mesmo na adversidade, busca melhorar a vida de muitas pessoas e a sociedade como um todo.

Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por