AO VIVO


Coluna David Antônio dos Santos

Publicada 28/04/2020

É MUITO BOM SER CONTADOR!

Penso hoje que não planejei minha vida profissional, os caminhos que Deus me oportunizou, fizeram com que entrasse nessa profissão, que tanto me deu enquanto contador de empresas, professor universitário e atualmente perito contábil; me proporcionando renda, conhecimento, sem olvidar dos relacionamentos pessoais que fiz durante esses cinquenta anos de vida profissional.
Ah como conheci gente! Ícones da minha profissão Gatti, Koliver, Pasquali, Enory, Irani, Rockemback, Zulmir, Palácios, Ana Tércia, delegados regionais do CRCRS, convencionais, congressistas, colegas professores da CNEC, Unijui, Faísa, Unicruz, Faculdade América Latina e desde 2009 no projeto Aprendiz Cooperativo, preparando jovens para ingresso no mundo profissional.
Muitos serviços pararam face ao Covid19, mas o profissional contábil permanece trabalhando, nesse mês onde comemoramos dia 25 de abril o dia do Profissional Contábil, invariavelmente
estaremos trabalhando, independentemente de ser sábado ou domingo, pois nessa época, além dos trabalhos normais, agregam-se as DIRPF.
Prazos tem que ser cumpridos, problemas dos clientes tem que ser resolvidos em qualquer instancia ou órgão, seja previdenciário, receita estadual ou federal, Ministério do Trabalho, prefeituras e outros órgãos públicos.
Erroneamente algumas pessoas, ainda tem uma visão, a de que o Contador é um exímio matemático, visto que lida com contas. Já de alguns anos, cálculos -, necessários e imprescindíveis em nossa profissão - são feitos por programas eletrônicos, a informática ou computação, simplificaram a vida dos profissionais contábeis, nesse tópico.
O que o profissional, tem que estar muito atento, dedicando horas da semana para essa missão, são as inúmeras, alterações das legislações, Previdenciárias,Trabalhistas, Fiscais e Tributárias.
Somente nestes últimos dias vejam algumas das medidas provisórias, resoluções, instruções normativas, decretos e portarias que a classe contábil teve de se inteirar, e mais, interpretar, visto que algumas são dúbias no seu arrazoado.
1-MPs 926, 927, 928, 929, 930, 931
etc. a última 950/20 que dispõe sobre medidas temporárias emergenciais (quem alertará o empresário do setor sobre essas alterações)?
2-MP 899 estabelece requisitos para negociação de dívidas junto à União.
3-Decreto 10.302 reduz temporariamente as alíquotas do IPI incidentes sobre alguns produtos;
4- MP 944 institui o Programa emergencial de suporte a Empregos.
5-Portaria SRFB 555 que dispõe sobre a prorrogação do prazo de validade das CND – Certidão Negativa de Débito
relativo a tributos federais;
6-IN 1.930 da RFB que altera prazo da DIRPF;
7-Circular CEF 893 dispõe sobre a suspensão da exigibilidade do recolhimento do FGTS;
8- IN 1.932 prorroga o prazo de apresentação da DCTF e EFD-Contribuições;
9-Resolução CGSN 154 dispõe sobre prorrogação de prazo de pagamento do Simples Nacional.
10-Decreto 55.173 que modifica o
RICMS.
São complexas e variadas as funções de um contador, desde a abertura e legalização de uma empresa, a forma societária, o tipo jurídico, o enquadramento no CNAE do objetivo social, a
forma de tributação, a parametrização dos softwares da empresa, o registro de
marcas e patentes, entre outros. Mas, é muito bom ser CONTADOR!
Parabéns aos colegas profissionais contábeis!

Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por