AO VIVO


Coluna Armindo Pydd

Publicada 31/07/2017

ESPREMER MAIS AINDA

1 - Uma famosa peça teatral retrata uma situação no século XVIII, época do reinado de Luiz XIV da França. Dois personagens reais Colbert e Mazarino discutem as finanças do reinado.  Era preciso aumentar os impostos. A miséria e o desemprego eram enormes, havia fome e a dúvida era de onde tirar mais dinheiro da população.

2-Ao final, Colbert acha a solução que sempre é empregada até os dias de hoje. Por maior que seja a miséria, é possível aumentar impostos. Acontece que os ricos não pagam impostos justos. Sempre encontram uma maneira de escapar dos tributos e eles é que poderiam derrubar um governo.

3- Os pobres já não pagam impostos e nada mais tem a perder. Só lhes restaria a prisão. Mas sempre existe a classe média. É sobre ela que devemos lançar mais impostos, cada vez mais sempre mais.  Eles trabalham sempre em qualquer circunstância. Desejam ficar ricos e têm pavor de ficar pobres. Eles formam um reservatório inesgotável de contribuintes.
4-Já que as reformas estão difíceis, o governo já aumentou impostos. E agora fala em subir a alíquota do imposto de renda máxima de 27,5% para 32%. E existem outros mecanismos que ainda podem ser acionados. O terreno está sendo aplainado quando se anuncia déficits recordes na receita. Não estamos em época do Rei Luiz XIV, mas o raciocínio dos dirigentes de hoje não é diferente.

5-Daina Gutmanis, Consul honorária da Letônia no Brasil, esteve alguns dias em Ijuí e só falou coisas boas de nossa cidade. O povo é acolhedor, a cidade tem tudo, e é mesmo bonita. E mais, se fosse morar em outra cidade escolheria Ijuí ela que é de Nova Odessa S. Paulo. Fiquei pensando em sua análise. Será que tantas vezes nós simplesmente reclamamos de nossa Ijuí por simples hábito e não valorizamos o quanto de bom temos?

6-E a Saúde. Será que merece tantas reclamações. Têm pacientes que consultam com meia dúzia de médicos diferentes, já realizaram todos os exames possíveis, tomam 8 medicamentos diferentes por dia, mas sempre ainda têm uma queixa não resolvida.

7- Uma pergunta: como seria o Brasil se tivéssemos 5 meses de neve por ano; Um amigo me afirma que essa seria a solução para nosso país.

Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por