AO VIVO


Coluna Armindo Pydd

Publicada 27/03/2018

PAUTA - LIMINAR - PEDIDO DE VISTA

**Com a judicialização de todas as atividades e também da política em especial ficamos familiarizados com novos termos. É extraordinário o poder do judiciário em todos os níveis e em especial nos tribunais superiores. A presidência do STF, que é o nível mais superior da justiça tem o poder de “pautar” os assuntos a serem postos em julgamento.

**Assim, nenhuma das 12 investigações a que o senador Renan Calheiros responde há muitos anos até agora entrou na pauta. Mas o pedido de análise do ex-presidente Lula de habeas corpus foi pautado para julgamento em tribunal pleno imediatamente.

**As liminares também têm um poder incomum. Em 2014, o juiz do supremo Luiz Fux concedeu liminar autorizando pagamento de auxílio moradia a todo o Judiciário brasileiro. Até hoje esta liminar não foi julgada. Quando ia entrar na pauta, o próprio ministro Fux voltou atrás e retirou o assunto. Custo anual desta liminar para o erário é de 2 bilhões por ano.

**E aí também, ainda, o pedido de vistas. Quando após tramitação interminável um juiz solicita pedido de vista para tudo por tempo não sabido.

**As últimas votações do STF têm causado polêmica e indignação. Não esqueçamos que não são somente os personagens em julgamento que manobram nos bastidores, mas um rol de indiciados de todos os partidos tem interesses diretos. Situação e oposição aiíse igualam.

**Entre 194 países, 193 prendem após primeira e segunda instância. Somente o Brasil ainda discute isto.

**Após “Tropa de Elite”, o cineasta José Padilha se mudou para os EUA e está já no Netflix a nova série “O Mecanismo” sobre o Lava-Jato. Perguntado sobre medidas necessárias e que não serão tomadas. “A extinção de PT, PMDB E PSDB”, todos comprovadamente envolvidos em crimes eleitorais, isto para começar.

**Em 10 anos teremos 1 milhão de médicos no Brasil. Hoje são 450 mil. Em Ijuí seguindo esta proporção, serão mais de 500. Hoje já são 220.

**Congresso Nacional brasileiro, o mais caro do mundo custa 29 milhões por dia e 10 bilhões por ano (João Amoêdo - pré-candidato à Presidência).

**O Brasil tem fronteiras com 17 países. Como controlar isto?

Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por