AO VIVO


Coluna David Antônio dos Santos

Publicada 05/12/2017

ESTAMOS PREPARADOS PARA O E-SOCIAL?

O E-Social entrará em vigor em janeiro de 2018 para poucas empresas em Ijuí e região Noroeste, mas em julho todas as empresas, independente de faturamento estarão obrigadas a enviar informações via esse sistema eletrônico.
Criado pela Receita Federal juntamente com o Ministério do Trabalho e da Previdência Social e CEF, o sistema vai eliminar inúmeros documentos de responsabilidade das companhias, unificando tudo em uma plataforma digital.
A adequação atingirá inicialmente o departamento de Recursos Humanos, Contabilidade e Fiscal, que deverão atuar de maneira integrada. Porém em médio prazo a unificação das informações que o E-Social vai promover trará ganhos significativos para empregadores e empregados com mais facilidade e menos burocracia.
O E-Social não vai transformar nenhuma documentação, ele vai mudar somente a forma de inserção dessas informações, racionalizando o processo das obrigações que já existem.
Segundo uma das pessoas mais entendidas no assunto, contador Ricardo Kerkhoff, uma das principais providências é iniciar logo a implantação do E-Social, ingressar no ambiente de testes disponibilizados pelo sistema e buscar as adequações de rotinas da empresa. 
Importante lembrar que as empresas que não se adequarem, não conseguiram fazer suas declarações, perderão a Certidão Negativa de débitos e estarão sujeitas a multas.
Alguns aspectos importantes para adequação passam pela atualização do Livro Registro de Empregados, a padronização de códigos, principalmente em relação ao Código Brasileiro de Ocupação (CBO), informações da área de Medicina do Trabalho, Jurídicas e Perfis Profissiográficos Previdenciários.
Também quanto à coleta e compartilhamento de informações, os gestores precisam organizar como os setores farão a coleta e a transmissão dos dados, e quem será o responsável em cada departamento a liderar esses esforços. Vale ressaltar que as informações sobre os empregados serão carregados e enviadas, praticamente de imediato após os eventos, tais como a data de admissão, aumento de salário ou uma solicitação de licença. Já a folha de pagamento e as informações de seguro social serão transmitidas em periodicidade mensal.

Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por